16 agosto, 2016

A sabedoria é uma exceção!

Escrito por
Wisdom e seu filhote em 2014.

Sabedoria, cujo nome correto é em inglês Wisdom é uma fêmea incomum de uma espécie de albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis).

O que faz Wisdom ser incomum é sua longevidade. O albatroz-de-laysan é uma espécie que vive em média de 10 a 20 anos. Porém calcula-se que Wisdom já tenha completado, pelo menos, 65 anos, além disso, no dia primeiro de fevereiro de 2016, nasceu seu mais novo filhote, chamado de Kukini que em havaiano significa “Mensageiro”.

O primeiro avistamento de Wisdom ocorreu em 1956, no Atol de Midway, pelo ornitólogo norte-americano Chandler Robbins, que colocou um anel de identificação nesta fêmea de albatroz, que já estava em estágio reprodutivo. Como nesta espécie isso ocorre por volta dos 5 anos de idade, ele calculou que ela já teria 5 anos. Seu segundo avistamento foi em 2002, quando Robbins voltou ao atol e reencontrou esta fêmea que identificou pelo anel já gasto pelo tempo. Em 2006 ela voltou ao atol, quando recebeu um novo anel e foi batizada de Wisdom (Sabedoria), assim já haviam se passado meio século desde o seu primeiro avistamento e calculou-se que deveria já estar com 55 anos e ainda fértil. Uma raridade! Ela deve ser o albatroz-de-laysan mais velho do mundo!



Imagem de satélite do Atol de Midway

O Atol de Midway (em inglês) ou Pihemanu Kauihelani, (em havaiano) tem 6,2 quilômetros quadrados e se localiza no norte do Oceano Pacífico, a noroeste do Havaí, próximo da linha internacional de mudança de data. O nome da ilha dá-se pelo fato de ela estar no meio do caminho entre Tóquio e São Francisco. Nele há um Refúgio Nacional de Vida Selvagem, que abriga cerca de um milhão de albatrozes-de-laysan, constituindo-se em uma espécie de santuário desta espécie, que é a segunda ave marinha mais comum nas Ilhas Havaianas.

Estes albatrozes tem cerca de 81 cm de comprimento e uma envergadura de 195 a 203 cm. Os machos pesam de 2,4 a 4,1 kg e são maiores que as fêmeas, que pesam de 1,9 a 3,6 kg. A sua plumagem é cinza-escura no dorso das asas, enquanto a cabeça e a  parte inferior do corpo são brancas. Ele tem uma mancha preta em torno do olho, e seu padrão de coloração ventral das asas varia entre os indivíduos, com alguns tendo margens pretas mais ou menos estreitas.O bico é rosa com uma ponta escura. Os filhotes têm uma plumagem acinzentada e bico escuro.

Wisdom e Kukini, fevereiro de 2016

Estas aves passam quase metade do ano (de julho a novembro) no mar sem ir para terra até a época de reprodução. Os albatrozes que não estão se reproduzindo são encontrados principalmente perto das Ilhas Aleutas e do Mar de Bering. Seu alcance é limitado pelos ventos do Pacífico central, porque eles dependem de correntes de vento para terem o vôo sustentado, mas percorrem ao longo da vida grandes distâncias locomovendo-se entre as Ilhas Aleutas, Japão e Havai.

Eles formam pares duradouros, mas, provavelmente, Wisdom precisou trocar de marido ao longo de sua vida, por motivo de viuvez.

Outro fato surprendente é que o mesmo ornitólogo fez todos estes avistamentos. Chandler Robbins completou 98 anos em julho de 2016 e segue firme e forte, todos os anos voltando ao Atol de Midway para reencontrar Wisdom!

Chandler Robbins em 2016 com 98 anos.


Fontes:
MUNDO DE CIÊNCIA.  Sabedoria, 65, mãe. Revista Ciência Hoje, nº 335, vol. 56, p. 16, Abril de 2016.

SEMMES, Anne W. Q&A: Chan Robbins Talks About Wisdom, the World’s Oldest Banded Bird. Living Bird magazine, 6 de julho de 2016.


ZME SCIENCE. 65 year-old albatross, world’s oldest bird, just hatched another chick. 11 de fevereiro de 2016.

WIKIPÉDIA. Atol de Midway.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails