03 março, 2013

Principais constituintes das células

por
Representação esquemática de uma célula animal

1-Ribossomos- presentes em todos os tipos de células: são estruturas destituídas de membranas, formadas pela associação entre RNAribossômico (4 tipos) e proteínas específicas (80 tipos). Nas células eucarióticas a maior parte do RNAr é sintetizada nos nucléolos. 

Os Ribossomos atuam na síntese protéica, sua função é associar-se ao RNAmensageiro, criando um complexo que possibilita a ligação dos RNAtranspotadores.Ao serem aproximados dois aminiáciodos ocorre a sua ligação peptídica. 

Cada ribossomo percorre a fita do RNAm completamente até concluir o polipeptídio. Ao atingir um códon específico de terminação, liga-se ao complexo uma proteína, chamada fator de liberação que promove a desconexão do complexo RNAr-RNAm e libera a proteína recém formada.



2-Citoplasma – presente em todos os tipos de células. É constituído pela matriz citoplasmática, cuja consistência varia entre uma solução mais líquida (endoplasma ou citosol) e um gel concentrado (ectoplasma). Contém diversas substâncias dissolvidas como AA, proteínas, moléculas energéticas e íons. No citoplasma estão contidas as diversas organelas das células eucarióticas, especialmente nas regiões onde a matriz é menos densa (citosol).

3-Retículo Endoplasmático – presente apenas em células eucarióticas. Forma uma rede intercomunicante de tubos e vesículas, que variam de redondas a achatadas, formadas por uma unidade de membrana. O retículo endoplasmático forma uma cisterna irregular e contínua entre as duas formas rugosa e lisa.

a) Retículo endoplasmático rugoso (RER): é abundante nas células especializadas na síntese de proteínas. Suas cisternas são achatadas, contínuas à membrana externa da carioteca. Nos preparados histológicos a porção externa do RER possui ribossomos aderidos. Sua principal função é segregar do citoplasma proteínas destinadas à exportação ou para formação de organelas tais como Lisossomos e Peroxisomos e outras vesículas armazenadoras como as presentes nos terminais dos Axônios.

b) Retículo endoplasmático liso (REL): não apresenta ribossomos, sua membrana é contínua com a do RER, porém as proteínas que as compõem são diferentes. O REL participa de diversos processos de acordo com o tipo de célula. Na glândula Adrenal sintetiza hormônios esteróides. No fígado possui enzimas que participam do processo de neutralização de toxinas. Nas células musculares forma o sarcoplasma que regula a presença de íons Cálcio no citoplasma. Em todos os tipos de célula desempenha outra função importante que é a síntese de fosfolipídios para todas as membranas da célula. Também envolve organelas velhas formando endossomos para a sua eliminação e reaproveitamento de nutrientes (autofagia).

4-Complexo Golgiense (nomenclatura antiga: Aparelho de Golgi) – presente em todas as células eucarióticas. Constituídos de vesículas achatadas e empilhadas, com as laterais dilatadas. Em geral forma uma estrutura única e grande nas células animais, enquanto nas vegetais ele forma várias organelas menores denominadas dictiossomos. 

Representação do complexo golgiense

Nos neurônios o complexo golgiense se organiza de forma semelhante às células vegetais. O complexo de Golgi recebe proteínas do RER, realiza modificações, empacota e endereça as moléculas, encaminhado-as para vesículas secretoras ou organelas e grânulos citolasmáticos. As suas cisternas apresentam enzimas diferentes em locais específicos onde são realizadas as várias funções.

5-Lisossomos: presentes em células eucarióticas, especialmente as células animais, são muito raros em células vegetais onde suas funções são desempenhadas pelos grandes vacúolos. São vesículas delimitadas por uma unidade de membrana e possuem mais de 40 tipos de enzimas hidrotlíticas. Participam dos diferentes processos de digestão intracelular. São classificados de acordo com seu estado funcional: Inativos – primários; associados aos endossomos (vacúolos digestivos) – secundários e aos a conclusão da digestão (corpo residual) – terciários.


Os lisossomos são, normalmente, esféricos e têm origem no aparelho de Golgi. Eles são organelas responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas formadas na fagocitose e na pinocitose, que contêm partículas capturadas no meio externo, fundem-se aos lisossomos, dando origem a bolsas maiores, onde a digestão ocorrerá.

6-Peroxissomos: são organelas esféricas envolvidas por uma unidade de membrana e possuem diâmetro de 0,5 a 1,2 µm. São as organelas responsáveis pelo armazenamento das enzimas diretamente relacionadas com o metabolismo do peroxido de hidrogênio (H2O2), substância altamente tóxica para a célula. De uma forma geral, eles participam da oxidação de substratos em presença de oxigênio molecular e em seguida, realizam a decomposição do peróxido de hidrogênio proveniente daquelas oxidações.

Fotomicrografia de região do citoplasma com presença de peroxissomo.

As funções dos peroxissomos variam de acordo com o tipo celular: 1- Nas células vegetais, eles participam na fotorrespiração e promovem a conversão de lipídios em glicídios, na germinação de sementes de oleaginosas; 2- no ciclo da β- oxidação dos ácidos graxos atua na formação da acetil-coenzima A (acetil-CoA), que é utilizada em diversas reações de síntese e pode penetrar nas mitocôndrias para fornecer energia; 3- nos animais, eles intervêm no catabolismo  e anabolismo de diferentes substâncias.

7-Glioxissomos: são organelas semelhantes a peroxissomos encontrados nas plantas, particularmente nos tecidos acumuladores de gordura existentes em sementes, que estão em processo de germinação. Eles contêm enzimas que iniciam a quebra e conversão dos ácidos graxos em açúcares. Durante o estágio inicial do seu desenvolvimento, as plantas utilizam estes açucares

Fotomicrografia de região do citoplasma com presença de gliosissomo.

Sobre outras organelas celulares consulte as postagens linkadas abaixo:

1- As mitocôndrias e a respiração aeróbica.

2-Plastos e cloroplastos.

2 comentários:

  1. Era tudo que eu precisava
    isso e de mais isso deu a resposta correta que eu precisava

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/5/17

    falta muita coisa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails