05 novembro, 2012

Músculos da perna (miologia 5)

por

Na anatomia humana, a perna é a parte do membro inferior que fica entre o joelho e o tornozelo. Ela é o terceiro segmento do membro inferior e apresenta seus músculos distribuídos em três lojas: 1- ventral ou extensora; 2-dorsal ou flexora; 3- lateral ou eversora.

Os músculos da perna participam, principalmente, dos movimentos das seguintes  articulações:
1- Talocrural: formada pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus.
2- Talocalcânea ou subtalar - entre o tálus e o calcâneo.
3- Articulação tibiofibular - formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula
4-Articulações do pé.
5- Minoritariamente, alguns músculos da perna atuam sobre a articulação do joelho.

I- Região Ventral da perna.

Os músculos da região anterior da perna são extensores do tornozelo e dos dedos, sendo especialmente úteis na elevação do pé durante o caminhar para evitar que os dedos batam no chão.

A face medial da perna é ocupada pela tíbia que é recoberta diretamente pelo tegumento, não existindo, portanto, músculos desse lado.
tibial anterior

Os músculos da região anterior da perna são:

1- Tibial anterior é flexor, adutor e inversor do pé (nesta posição o hálux levanta e o apoio fica na borda externa do pé). Este músculo está situado junto à face lateral da tíbia, onde tem sua origem e segue até o primeiro metatarso, onde se insere.

O tibial anterior é um músculo muito forte e costuma ser o mais comprometido na paralisia infantil.
Extensor Halux

2- Extensor Longo do Hálux, estende o hálux e flete o pé (dorsiflexão). Ele se origina na metade inferior da tíbia até sua inserção na superfície dorsal da base da falange distal do hálux.
Extensor  comum

3- Extensor longo dos dedos ou extensor comum dos dedos faz a extensão dos quatro últimos dedos do pé e assessora a flexão e eversão do pé (quando a lateral do pé é erguida e o apoio se dá no hálux). Este é um músculo longo que, superiormente, se origina no côndilo lateral da tíbia e segue para baixo.  Após passar sob um retináculo na altura do tornozelo, suas fibras vão se prendendo num tendão que se subdivide em quatro ramos, um para cada dedo.

4- Fibular terceiro auxilia a ação e está situado lateralmente ao músculo extensor longo dos dedos. Sua origem é o quarto inferior da tíbia e, à medida que se estende para baixo, suas fibras se unem ao extensor longo, após constitui um tendão próprio que se insere na base do quinto metatarso.
Fibular terceiro

O Retináculo dos Extensores ou ligamento anular anterior tem por função conter os músculos extensores na altura do tornozelo, para que não se desloquem para frente durante a sua contração.

O retináculo é formado por duas faixas, que nada mais são do que um espessamento da fáscia muscular da perna a esse nível. O retináculo inferior dispõe-se na altura dos maléolos e o superior alguns centímetros acima.

II Músculos Laterais da Perna ou Fibulares.

Os músculos desta loja são, principalmente, eversores do pé, especialmente ativos durante a flexão plantar na caminhada.

1- Fibular curto everte o pé. Ele se origina no terço inferior da fíbula e segue em um longo tendão que passa atrás do maléolo lateral, se inserindo na extremidade posterior do quinto metatarso.

2- Fibular longo é flexor e eversor do pé. Se origina na terço superior  da fíbula e sua inserção distal também se faz por um longo tendão, que passa atrás do maléolo lateral e vai até o quinto metatarso. É maior e mais volumoso que o fibular curto. Desde a metade da perna ele já é representado pelo seu tendão.

Os tendões dos fibulares são retidos na altura do maléolo por ligamentos transversos, chamados de retináculos dos músculos fibulares ou ligamento anular externo.

III Músculos posteriores da perna.

1- Músculo tríceps sural A “barriga da perna” é constituída pelo músculo, que estende o pé e acessoriamente auxilia na flexão da perna sobre a coxa. Este músculo está formado pela união do sóleo e gastrocnêmio que se inserem no calcâneo através do tendão de Aquiles ou tendão calcâneo.


1a- Gastrocnêmio, também chamado de “gêmeos da perna” é formado por dois ventres paralelos e muito parecidos. Estes ventres recebem a denominação de gêmeo medial e gêmeo lateral. Este músculo se origina na face posterior dos côndilos femorais e se insere na face posterior do calcâneo.

1b- Sóleo, situado abaixo do gastrocnêmio é um músculo plano, mas não muito fino.  Sua forma lembra a placa que forma a base dos ferros de passar roupa e seu nome vem de sola de sapato.

O sóleo se origina na epífises proximais da tíbia e da fíbula por fibras que formam o arco tendíneo do sóleo e se insere no calcâneo através do tendão de Aquiles.

2- Músculo plantar é um fraco auxiliar da ação do tríceps sural e na flexão do joelho. Este músculo possui um ventre pequeno e um longo tendão, que desce entre o gastocnêmio e o sóleo até se incorporar ou não no tendão calcâneo. O Plantar se origina no côndilo lateral do fêmur e se insere no calcâneo.

M.Poplíteo
3- Poplíteo atua na flexão do joelho, fornecendo estabilidade desta articulação, impedindo que o joelho se desloque para frente durante a flexão, pois destrava e estabiliza esta articulação. Este pequeno músculo se origina no côndilo lateral do fêmur e se insere na face posterior da tíbia.

4- Flexor longo dos dedos ou flexor tibial flexiona os quatro últimos dedos e acessora a flexão plantar. Este é o músculo faz parte da camada profunda da loja posterior da perna. Ele se origina na face posterior da tíbia e continua-se por um tendão, que passa atrás do maléolo medial e atinge a planta do pé, onde se divide em quatro ramos, um para cada dedo, onde se inserem nas falanges distais correspondentes.

5- Flexor longo do hálux flete a falange distal do hálux. É o maior dos três músculos mais profundos da loja posterior da perna, sendo considerado um potente músculo de impulso durante a marcha, a corrida e o salto.  Origina-se na parte inferior da fíbula e membrana interóssea e se insere na base da falange distal do hálux.

6- Tibial posterior é o principal inversor, ou seja, levantador da borda medial do pé e acessoriamente é extensor e adutor do pé. Este é o músculo mais profundo da região, situando-se entre a tíbia e a fíbula, originando-se nas faces posteriores destes ossos e na membrana inteóssea. Para baixo, seu tendão cruza pela frente do tendão do flexor longo dos dedos e passa por trás do maléolo medial, se dividindo para inserir-se nos ossos navicular, cuneiforme e bases dos metatarsais.
M.Tibial Posterior

O Retináculo dos Flexores ou ligamento anular interno se dispõe entre o maléolo medial e o calcâneo mantem em posição o tendão desses três últimos músculos.

Revisando...
O vídeo abaixo revisa a musculatura da perna.



Referências e links
1- CASTRO, Sebastião V. Anatomia Fundamental. 2ed. São Paulo : McGraw-Hill do Brasil, 1975.
5- GIRON, Paulo Augusto. Princípios de Anatomia Humana: atlas e texto. 2ed. Caxias do Sul : EDUCS, 2009.
6- KAPIT, Wynn ; ELSON, Lawrence M. Anatomia – um livro para colorir. São Paulo : Roca, 2004.
7- MIRANDA, Edalton. Bases de Anatomia e Cinesiologia. 7ª ed. Rio de Janeiro : SPRINT, 2008.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails