![]() |
Exemplo de floresta tropical por ARCS. |
(Darwin): “Bahia, ou São Salvador – Brasil, 29 de fev. (1832) – O dia passou-se deliciosamente. Mas ‘delícia’ é termo insuficiente para exprimir as emoções sentidas por um naturalista que, pela primeira vez, se viu a sós com a natureza no seio de uma floresta brasileira. A elegância da relva, a novidade dos parasitos, o verde luzidio das ramagens, e, acima de tudo, a exuberância da vegetação em geral, foram para mim motivos de uma contemplação maravilhada.”
Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles

No quadro "A Primeira Missa no Brasil" está representada essa mata, que se desenvolve pelo litoral desde a região nordeste até o sul do país. Por ser uma floresta do tipo tropical diretamente associada a outros ecossistemas como mangues, restingas, rios e baías, ela possui características únicas para abrigar a maior parte das espécies de fauna e flora do Brasil em extinção, as quais são endêmicas, ou seja, não ocorrem em nenhuma outra parte do mundo (Two Face).
(Darwin): “O concerto mais paradoxal de som e de silêncio reina à sombra dos bosques. Tão intenso é o zumbido dos insetos que pode perfeitamente ser ouvido de um navio ancorado a centenas de metros da praia. Apesar disso, no recesso íntimo das matas, a criatura sente-se como que impregnada de um silêncio universal. Para o amante da história natural, um dia como este traz consigo uma sensação de que jamais se poderá, outra vez, experimentar tão grande prazer.”

(Darwin): “Depois de vagar algumas horas, decidi-me a voltar ao ponto do desembarque; mas, antes de alcançá-lo , fui surpreendido por um aguaceiro tropical. Procurei abrigar-me debaixo de uma árvore, cuja copa cerrada seria impermeável à chuva comum da Inglaterra, porém, poucos minutos depois descia pelo enorme tronco uma verdadeira torrente. É à violência da chuva que devemos atribuir o verdor do solo nos bosques mais densos, pois, se as pancadas fossem como nos climas frios, a maior parte da água seria absorvida ou evaporada antes que chegasse ao chão. Como na viagem de regresso passamos novamente por este lugar, não tentarei fazer agora a descrição deste dia glorioso.”

Referências e Fontes:
Trechos do Diário de Darwin: Darwin, C., Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo - Vol.1, Nova edição, 1871. Abril Cultural. Companhia Brasil Editora, São Paulo, s/d.
Imagens de Salvador atual: Opinião Web; Alugo Flat em Salvador e My opera
Imagens de Salvador Antiga: Literatura Clandestina
Imagens da Mata atlântica:Two face; Bloco para Anotações e Web Venture.
Partes anteriores: *1* *2* *3* *4* *5* *6* *7* *8* *9*
Nenhum comentário:
Postar um comentário