31 janeiro, 2012

Efeitos das inversões do cromossomo 9 em seres humanos.

por
Estrutura básica de um cromossomo submetacêntrico, cujos braços p são menores do que os braços q.
A inversão pericêntrica do cromossomo 9 é uma das variações cromossômicas estruturais equilibradas mais  comuns na espécie humana. Ela tem sido detectada tanto em indivíduos normais como em pacientes com vários fenótipos anormais e doenças. Porém, ressalta-se o fato de pessoas não portadoras da inversão gerarem descendentes portadores, indicando que esta alteração surgiu na hora de formação dos gametas.
Mapa gênico do cromossomo 9 humano. O retângulo indica o local com maior número de inversões descritas (OMIM).

Uma inversão é um rearranjo do cromossomo em que um segmento de um cromossomo é revertido de ponta a ponta. Uma inversão ocorre quando um único cromossomo sofre quebra e rearranjo dentro de si. Muitas vezes, uma inversão não implica na perda de informação genética, mas simplesmente reorganiza a sequência do gene linear.

As inversões cromossômicas são de dois tipos: paracêntrica e pericêntricas. 
As inversões paracêntrica não incluem o centrômero e duas quebras ocorrem em um mesmo braço do cromossomo (p ou q).

Já as inversões pericêntricas incluem o centrômero e há um ponto de ruptura em cada um dos braços (veja figura abaixo).

Formação de inversão envolvendo o centrômero: 2 quebras, o segmento intermediário gira 180º e se reinsere invertido.
Quando o rearranjo é equilibrado, as inversões, geralmente, não causam quaisquer anormalidades em portadores, pois neste caso não há nenhuma informação extra ou falta de material genético. Porém, mesmo quando os portadores não apresentam anomalias estruturais, há alguma evidência que leva a um risco aumentado de aborto espontâneo por cerca de 30% dos casais afetados.

Isto porque em indivíduos que são heterozigotos para uma inversão, há um aumento da produção de cromossomos anormais com duplicações e deleções, que se formam durante a produção de gametas, quando ocorre permuta dentro da alça da inversão. Isto leva à fertilidade reduzida devido à produção de gametas desbalanceados ou ao aparecimento de alterações genéticas nos descendentes.

Inversões pericêntricas do cromossomo 9, inv(9)(p11q12) e inv(9)(p11q13), são um dos mais comuns rearranjos estruturais balanceados, com incidência de 1-3% na população geral, sendo considerada uma variante do cariótipo normal sem nenhum efeito fenotípico. 

Em parte, esta ausência de efeitos se deve ao fato da região envolvida na inversão ser heterocromática, ouseja, geneticamente inativa e quase não apresentar genes (seta azul na figura ao lado).

O cromossomo humano 9 é considerado de tamanho médio, apesar disso ele não possui muitos genes, havendo cromossomos bem menores como o 19, que possuem um maior número de genes já descritos e mapeados (veja tabela abaixo).

Por tal motivo,  suas inversões são mais bem toleradas permitindo uma maior quantidade de portadores viáveis. 

Como consequência, o cromossomo 9 humano exibe um alto grau de variabilidade estrutural, incluindo variação no tamanho do bloco de heterocromatina, que também pode contribuir para sua diversidade de efeitos.
O cromossomo 9 tem apenas 495 genes mapeados enquanto o cromossomo 19, bem menor, tem quase o dobro: 831.
Cariótipo humano normal, onde o cromossomo 9 é classificado como de tamanho médio.

Assim,  vários tipos de inversões pericêntricas têm sido relatadas, incluindo: inv (9) (p11q13), inv (9) (p11q12), inv (9) (p11q21), inv (9) (p12q13), inv (9) (p13q13) e inv (9) (p13q21); os pontos de interrupção variável são preferencialmente localizado no 9p12 ou 9q13-21.

Ou seja, as quebras não ocorrem em todos os indivíduos nos mesmos pontos, assim uma inversão 9p11q12 ou 9p11q13 pode ou não incluir genes, afetando sua regulação em alguns casos. Como na inversão 9p11q13 a região invertida é maior, há mais ricos de efeitos nos portadores.  

Dessa forma, estudos detalhados dos pontos de quebra cromossômicos são importantes para compreender o significado clínico da inversão pericêntrica no cromossomo 9.
Cromossomo 9 normal (esq) e invertidos (dir). Na imagem superior cromossomos corados com Bandas G (3 primeiros) e banda C (o quarto). Abaixo a representação esquemática.

Neste sentido, estudos demonstram uma significativa associação desta inversão com subfertilidade, esterilidade, abortos recorrentes, transtornos psiquiátricos e anomalias congênitas. Além disso, indivíduos portadores desta inversão apresentam um risco aumentado entre 1 a 10% de produzir uma progênie desbalanceada.

Por exemplo, num trabalho de Bispo-Brito e colaboradores, foram reportados dois casos de inversão pericêntrica do cromossomo 9, em condição heterozigótica, associadas a alterações clínicas. As duas pacientes foram encaminhadas ao serviço de Genética com suspeita clínica da Síndrome de Turner, apresentando alterações fenotípicas como uma baixa estatura e atraso puberal.

Através da análise citogenética, Bispo-Brito e colaboradores encontraram o cariótipo 46,XX,inv(9)(p11q13) em ambos os casos. A correlação da inversão do cromossomo 9 com diversos aspectos clínicos sugere que diferentes pontos de quebra podem contribuir para o desenvolvimento de um fenótipo anormal.

Desse modo, embora alguns autores insistam que esta inversão é uma variante normal do cromossomo 9, por tratar-se, em muitos casos, de um rearranjo balanceado sem perda ou ganho de material genético ao nível microscópico, a incidência desta inversão em várias condições clínicas demonstra sua efeito no desenvolvimento de alguns distúrbios, incluindo uma maior predisposição a não-disjunção cromossômica nos portadores, que poderão gerar descendentes com trissomia do 9.

Os pesquisadores coreanos Seon-Yong Jeong, Bo-Young Kim e Jae Eun Yu estudaram o cariótipo de 431 bebês com anomalias congênitas. Destes casos, investigaram mais aprofundadamente a inversão pericêntrica do cromossomo 9, inv (9) (p11q13), porque ela foi o tipo mais comum de anormalidade estrutural (8 casos do total de 431).

Além dos cariótipos dos bebês, foram estudados os cariótipos dos progenitores de todos os pacientes com inv (9) (p11q13). 

Surpreendentemente, todos apresentaram cariótipos normais, indicando que todos os casos de inv (9) (p11q13) foram “mutações cromossômicas de novo”, ou seja, ocorreram apenas em células germinativas dos pais. No mesmo sentido, outro estudo realizado na Índia no Instituto de hemopatologia do Hospital Campus em Mumbai relatou uma alta frequência da inv (9) detectada em crianças com características dismórficas e atraso do desenvolvimento e cerca de 70% eram de origem “de novo”.

No estudo coreano, os pacientes com inv (9) (p11q13) tinham várias características dismórficas e/ou anomalias congênitas, incluindo: polidactilia, pé torto, microtia, surdez, face assimétrica, divertículo gigante de Meckel, má rotação do intestino delgado, estenose pulmonar, regurgitação da válvula tricúspide, cardiomiopatia, e restrição de crescimento intra-uterino, entre outras.

No estudo indiano, a correlação da inv (9) com características clínicas revelou que a maioria das crianças apresentava dismorfia facial, fenótipo anormal e crescimento retardado. Isto sugere que a variabilidade das inversões desequilibradas, que possuem diferentes pontos de quebra, afeta de formas diversas o fenótipo anormal.

Outros relatos também têm mostrado que inversão pericêntrica do cromossomo 9 foi detectada em pacientes com diversas anomalias congênitas, como a face dismórfica, catarata congênita, cegueira, surdez, fenda palatina, anomalias cardíacas congênitas, hidronefrose, amenorréia, baixa estatura. Mas, em geral,  não houve sobreposição destes efeitos clínicos nos mesmos pacientes, indicando que  a inv (9) não é muito patogênica.

Notas:
Representação esquemática de divertículo intestinal.
Divertículo gigante de Meckel  é uma normalidade congênita comum formada por uma pequena bolsa, chamada de divertículo, que está localizada para fora da parede do intestino delgado. O divertículo pode conter tecido estomacal (gástrico) ou pancreático. Cerca de 3% da população tem um divertículo de Meckel, porém somente uma parte destes se torna sintomático. Os sintomas englobam a diverticulite ou um sangramento no intestino. Estes sintomas normalmente surgem nos primeiros anos de vida (Wikipédia). 

Microtia

Microtia é uma deformidade congênita, onde o pavilhão auricular (orelha externa) é subdesenvolvido. Ela pode ser unilateral ou bilateral. 
Sua ocorrência é de uma para oito ou dez mil nascimentos. Na microtia unilateral, a orelha direita é mais comumente afetada. Pode ocorrer devido ao uso de isotretinoína durante a gravidez. (Wikipédia). 



Referências:
1- A. De La Chapelle;  J. Schr6der;  K. Stenstrand;  J. Fellman;  R. Herva; M. Saarni;  I. Anttolainen;  I. Tallila;  L. Tervilx;  L. Husa; G. Tallqvist;  E. B. Robson;  P. J. L. Cook;  R. Sanger. Pericentric Inversions of Human Chromosomes 9 and 10. American Journal Human Genetic 26:746-766, 1974. 

2- Babu V Rao, Lily Kerketta, Seema Korgaonkar, Kanjaksha Ghosh. Pericentric inversion of chromosome 9[inv(9)(p12q13)]: Its associationwith genetic diseases. Indian Journal of Human Genetics, vol. 12, p 129-132, 2006. 

3- Bispo-Brito, AS ; Galdino, MB ; Santos, LO ; Lourenço, SFG; Burégio-Frota, P ; Leal, GF ; Resende, AD ; Araújo, J ; Bezerra, IH ; Soares-Ventura, EM ; Muniz, MTC ; Santos, N.  Inversão do Cromossomo 9 associadaao atraso puberal e estigmas de Síndrome de Turner. Resumos do 55º Congresso Brasileiro de Genética , 30 de agosto a 02 de setembro de 2009. 

4- Hossein Mozdarani, Anahita Mohseni Meybodi, Hamideh Karimi. Impact of pericentric inversion of Chromosome 9 [inv(9) (p11q12)] on infertility. Indian Journal of Human Genetics, 2007.  

5- Johns Hopkins University. OMIM: Online MendelianInheritance in Man.  

6- Seon-Yong Jeong, Bo-Young Kim, and Jae Eun Yu. De Novo Pericentric Inversion of Chromosome9 in Congenital Anomaly. PubMed. Yonsei University College of Medicine, 2010. 

109 comentários:

  1. BOA TARDE! SOU RAISSA E FIZ MEU CARIÓTIPO E O RESULTADO DEU : cariótipo 46,xx inv(9) (pl2q13) VOU FAZER FERTILIZAÇÃO IN VITRO E ELES ME PEDIRAM OUTRO AMPLIFICADO COM 100 CÉLULAS EU TENHO ALGUMA FORMAÇÃO ERRADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa, por meio da fecundação in vitro eles podem selecionar os embriões sem desbalanço gênico. Vocei possui uma anomalia estrutural que pode sim afetar a fertilidade por meio de ocorrência de abortos expontâneos causados por desbalanço gênico na formação dos óvulos.

      Esta costuma ser a única sequela de quem tem a inversão inv(9)(p12q13).

      Excluir
    2. Anônimo3/10/22

      Obrigada! Tenho a mesma anomalia e vc esclareceu bem.

      Excluir
  2. Olá Raíssa, você possui uma alteração cromossômica estrutural, como a descrita acima. A inversão do cromossomo 9 é bastante comum e normalmente o tipo p12q13, como é seu caso, produz portadores viáveis.
    Todavia, a presença de uma inversão sempre reduz a fertilidade, pois metade dos óvulos produzidos são inviáveis por causa de desbalanços gênicos.
    Esta deve ser a principal causa de necessitares da fertilização in vitro.
    Atualmente as técnicas de fertilização in vitro são bem eficientes na seleção dos óvulos e embriões viáves e deve ocorrer tudo bem. boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite TD bem ? Podem me explicar o resultado do cariótipo do meu marido resultado (46 xy) inveja 09 (P12 q 13) perdi um bebê de 10 semanas isso pode ter ligação c o cariótipo dle ? Tem alguma coisa que pode ser feita caso queira partir pra fertilização in vitro ? Obg pela atenção 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim a perda do bebe pode estar relacionada pois embora nã cause danos ao portador as inversões afetam a produção de gametas, de forma que, em torno de 50% dos gametas (espermatozoides, no caso) tem desbalanços gênicos com duplicações e deleções.

      Na fecundação in vitro pode haver um controle dos embriões de forma que somente os normais sejam implantados.

      Não sei se há exames para detectar as regiões específicas dupplicadas ou deletadas do cromossomo 9, mas os médicos responsáveis pelos procedimentos poderão dar todas as informações e orientações.

      Excluir
  4. Olá boa noite TD bem ? Podem me explicar o resultado do cariótipo do meu marido resultado (46 xy) inveja 09 (P12 q 13) perdi um bebê de 10 semanas isso pode ter ligação c o cariótipo dle ? Tem alguma coisa que pode ser feita caso queira partir pra fertilização in vitro ? Obg pela atenção 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seu marido tem uma anomaila estrutural que, em geral, afeta apenas a formação de gametas. Na fertilização in virtro é possível selecionar os embriões sem desbalanço gênico para evitar ocorrência de abortos por inviabilidade dos embriões.

      Excluir
  5. Bom dia, fiz da minha bebe e deu 46,XX,inv(9)(p12q13) quais sequelas podee ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em geral esta é uma inversão balanceada que afetará a fertilidade, no sentido de sua filha gerar, em torno de 50% de óvulos com desbalanço gênico.

      Algumas outras anomalias já foram detectadas em inversãoe maiores do que p12q13 mas deve ser feito um acompanhamento pelo pediata para verificar se há alguma outra anomalia congênica.

      A maioria dos portadores somente descobre que tem esta inversão pelos problemas de fertilidade como os abortos recorrentes, mas já foram associados outros problemas como surdez, baixa estatura, problemas cardíacos, etc.

      Por tais motivos é importante um acompanhamento médico mais atento.

      Excluir
  6. Bom dia,pode me ajudar por favor após 3 perdas gestacionais com menos de 3meses foi pedido a mim e meu marido o cariotipo,o dele deu normal,mas o meu deu inversão no cromossomo 46,xx,inv(9) (p12q13),será que é devido a essa inversão que venho perdendo os bebes?O que me deixa mais confusa é por ja ter 2 filhos,mas são de outro relacionamento,podem me ajudar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Esta inversão seja provavelmente a causa das perdas, pois podem ser produzidos gametas com duplicações e deleções cromossômicas que são incompatíveis com a vida humana.

      Contudo, em média apenas 50% dos óvulos serão afetados, por este fato nem todas as gestações apresentarão problemas.

      Como nem todos os óvulos com que nascemos amadurecerão, não é possível saber se as próximas gestações terão os mesmos problemas, mas a probabilidade será sempre em torno de 50% de abortos a cada nova tentativa.

      Excluir
  7. Joao Costa6/12/18

    Boa tarde, Fizemos análises do bebe as 15/16 semana e apresentou o resultado de Inv9(p12;q21;2), o que quer dizer?

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      significa que seu bebê possui um inversão pericêntrica no cromossomo 9, que é uma anomalia estrutural.

      Esta é uma anomalia relativamente comum em seres humanos e pode ou não afetar os portadores. Algumas pessoas nunca descobrem que a tem, enquanto outras apresentam vários problemas congênitos.

      Abaixo são citados os possíveis problemas, mas é importante saber que em um mesmo indivíduo costuma aparecer apenas um dos problemas. Por exemplo, a sobrinha de uma das minhas cunhadas apresenta esta inversão e a única sequela é que tem baixa estatura. Os pais estranahram porque são de estatura média a alta, talvez se fossem baixinhos como eu nem tivessem percebido qualquer problema.

      Assim sendo, recomenda-se um acompanhamento mais intenso ao longo da gestção, bem como, nos primeiros meses de vida já que entre possíveis ocorrências podem surgir os seguintes problemas: subfertilidade, esterilidade, abortos recorrentes, transtornos psiquiátricos e anomalias congênitas.

      Entre as anomalias congênitas já foram detectadas as seguintes: polidactilia, pé torto, microtia, surdez, face assimétrica, divertículo gigante de Meckel, má rotação do intestino delgado, estenose pulmonar, regurgitação da válvula tricúspide, cardiomiopatia, e restrição de crescimento intra-uterino.

      Excluir
  8. Boa tarde, Fizemos análises do meu filho de 05 anos e apresentou o resultado de 46,XY,Inv9(p11;q12), o que quer dizer?

    ResponderExcluir
  9. Olá, significa que ele é portador da anomalia descrita na postagem acima.

    Conforme o texto, a inversão do cromossomo 9, inv(9)(p11q12) é um dos tipos mais comuns, com incidência de 1-3% na população geral, sendo considerada uma variante do cariótipo normal sem nenhum efeito fenotípico, ou seja, sem apresentar os problemas que já foram associados a ela.

    Mas toda inversão é um fator que reduz a fertilidade de seus portadores pois cerca de 50% dos gmetas produzidos podem ser desbalanceados.

    Para a vida pessoal dos portadores desta inversão balanceada pode não haver nenhuma sequela grave alem da redução da fertilidade, mas é importante investigar se não há nenhuma alteração já relatada na literatura médica. Esta investigação cabe ao pediatra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o autismo pode estar associado a essa inversão?

      Excluir
    2. o autismo é uma doença complexa com variadas causas, algumas não são genéticas, mas ambientais como a intoxicação por mercúrio. Por isso as vacinas para crianças ou mulheres grávidas são especiais sem o conservante que utiliza mercúrio.

      Em relação a esta inversão cromossômica já foram associados transtornos psiquiátricos, mas não tenho a informação de quais sejam.

      Excluir
    3. só uma correção autismo não é doença é um transtorno de desenvolvimento...

      Excluir
    4. Muito obrigada pela correção, me lembrarei doravante.

      Excluir
  10. Boa noite fiz o exame cariótipo banda G no meu filho e deu resultado de 47xy,inv(9),(p12,q13)+21 isso quer dizer que ele tem sindrome de down! Pela minha idade tenho 22 e do meu esposo 23 e possível ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ele tem sim por causa do cromossomo 21 extra. Além disso ele tem uma inversão no cromossomo 9, que em geral, não traz outras seuquelas além de redução da fertilidade.

      Embora a maioria dos casos de trissomia do 21 ocorra em mães idosas, no caso de casais jovens o médico deverá solicitar o cariótipo de vocês para saber se foi um evento casual ou se tem alta probabilidade de terem outro filho com a mesma anomalia.

      Algumas pessoas são portadoras de translocação balanceada 14/21 e neste caso podem gerar filhos com a síndrome de Down mesmo muito jovens.Mas na maioria dos casos se deve a um evento ao acaso, por isso é fundamental que investiguem seu cariótipo para terem certeza e receberem o aconselhamento genético adequado.

      Excluir
  11. Olá boa tarde o cariótipo do meu bebê deu 46,xy, inv, (9) (p12,q13 vc pode me explicar por favor se ele tem algum síndrome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esta é uma inversão comum que não afeta os portadores, mas pode afetar sua fertilidade pois ele produzirá espermatozoides com desbalanços gênicos.

      em alguns casos foram detectados problemas de saúde nos portadores, por isso, um pediatra deve acompanhar seu bebe e investigar se ele tem algum problema.

      Na maioria dos casos esta inversão p12q13 não apresenta tantos problemas como ocorre na inv 9(p11q13) que envolve uma região maior.

      Excluir
  12. Boa tarde o que acontece quem tem cromossomo 9 (p11q13)o que pode a ver eu não posso engravidar, tive uma bebe com anecefalia e um aborto de semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os abortos e problemas de desenvolvimento dos bebes se devem aos desbalanços gênicos na formação dos gametas. Este é o principal problema de quem, como você, é portadora da inversão 9(p11q13).

      Em geral, para cada ovulação as chaces de ter um óvulo com desbalanços gênicos são de 50% ou até mais do que isto.

      Assim é aconselhável procurar por aconselhamento genético.

      Algumas portadoras deste tipo de inversão podem apresentar problemas de saúde, mas na maioria dos casos são apenas os problemas de gestações problemáticas, como me parece seu caso.

      Excluir
  13. Você acha que tem tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente não sei se há tratamento para os problemas de infertilidade por meio de fertilização in vitro. Os cromossomos em si não são tratáveis é uma condição do corpo. Não sei se os métodos da fertilização in vitro permitem identificar óvulos sem anomalias cromossômicas.
      provavelmente se a portadora da inversão for a mãe será indicado a utilização de óvulos doados, se for o pai será indicado a utilização de esperma doado.
      Uma outra opção é a adoção, que não envolve nenhum procedimento físico com hormônios, implante de embriões, etc.

      Excluir
  14. o do meu marido deu : 46,xy, 9qh+,21pstk+ : em todas as celulas analisadas, foram visualizadas o aumento de hetecromatia ? me ajuda o que significa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 46 é o número normal de cromossomos da nossa espécie

      xy indica que o indivíduo é do sexo masculino

      9qh+ : indica que o cromossomo 9 apresenta a região de heterocromatina aumentada.

      Observação: A variação da heterocromatina observada levou vários pesquisadores a considerarem a ideia de que essa diferença poderia predispor os portadores a alterações na capacidade reprodutiva e a maiores índices de abortos e malformações congênitas na prole.

      Em especial, portadores do aumento da heterocromatina constitutiva do cromossomo 9 (9qh+) teriam risco aumentado de uma concepção cromossomicamente anormal, que resultaria em abortos ou descendentes portadores de síndromes.

      21pstk+ : indica que um dos cromossomos 21 tem a haste do satélite aumentada.

      sobre esta alteração encontrei um artigo que relaciona ela a produção deficiente de espermatozoides.


      fontes: http://sites.uem.br/drgenetica/cariotipo/resultados/cariotipo-normal


      https://chromosome.com.br/educacao-em-genetica/aulas-palestras/alteracoes-cariotipo-sindromes-geneticas/


      https://www.omicsonline.org/correlation-between-chromosomal-variants-and-male-infertility-in-a-population-of-brazilian-infertile-men-2161-038X.1000105.pdf

      Excluir
  15. Boa tarde saberia por favor me informar sobre o resultado do meu cariótipo , deu 46 xx hq- estou preocupada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se não há nenhum número antes de hq-, significa que um dos cromossomos X tem a região da heterocromatina reduzida. Nestas regiões a variação do tamanho é bastante comum. Em geral os cromossomos com maior variação nestas regiões são o 1, 9, 16 e Y.
      Nestes 4 cromossomos, estão localizados na heterocromatina alguns genes necessários para a viabilidade e fertilidade. Os artigos que relacionam com infertilidade falam do aumento da heterocromatina e no seu caso trata-se de redução.

      Caso seu médico tenha solicitado este exame para investigar problemas de fertilidade esta pode ser a causa, mas o diagnóstico cabe a ele, pois não tenho informação específica e os dados que encontrei não são do cromossomo X, como parece seu caso.

      Excluir
  16. Por gentileza o que significaria 46 xy inv 9 P12 q 13, neste caso isso foi constatado no bebê dentro da minha esposa... Após uma transnucencia nucal altera. Fizemos o exame e deu esse resultado, O que seria ?

    ResponderExcluir
  17. Olá significa que seu filho é um menino que possui uma alteração estrutural no cromossomo 9 do tipo inversão pericentrica.
    Em, geral as inversoes p12q13 não causam alterações aos portadores, mas vai afetar a produção de espermatozóides, que, em torno de 50 por cento serão gametas inviáveis que provocam abortos.
    A maioria dos homens com a mesma inversão do seu filho do descobrem que são portadores quando desejam ter filhos e sofrem com a incidência de abortos.
    Todavia, a literatura médica identifica problemas em alguns portadores. Estes problemas estão descritos na postagem e o pediatra deverá investigar se algum deles afetar seu filho.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo13/3/19

    O fesukresu do meu esposo deu 46,xy,inv(9)(p12q13) o meu 46,xx eu engravidei 3 vezes e perdi com menos de 3 meses ,preciso de algum traratrata tem alguma solução ou nunca vou poder levar uma gravidez adiante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seu cariótipo é normal, os abortos, muito provavelmente, se devam a problemas de desbalanço gênico nos espermatozoides, em função da alteração apresentada pelo seu marido, que é uma inversão cromossômica no cromossomo 9.
      Não sei se através da reprodução assistida com fecundação in vitro, é possível selecionar os espermatozoide sem problemas. Esta técnica de fertilização in vitro e posterior implantação do embrião é bastante cara e muitas vezes precisa ser repetida (uma amiga fez 4 vezes antes de conseguir uma que fosse a termo, gastou cerca de R$ 80.000,00

      Uma outra solução seria a inseminação artificial com esperma de indivíduo sem inversões cromossômicas. Esta técnica é menos cara, mas, neste caso, o filho\a não seria, biologicamente, do seu marido.

      Outra alternativa é continuar tentando a gravidez tradicional, mas neste caso, a cada tentativa as chances de aborto variam de 50% ou maiores, então não sei se tens condições de suportar mais abortos, além dos três que já tiveste.

      De qualquer modo o médico que solicitou os exames poderá apresentar as opões possíveis.

      Excluir
  19. Queria saber o da minha filha deu 46,cx,inv(9)(p12q13) e metáfase analizadas 20 ela tem 4 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o cariótipo de menina deve ser 46,XX acho que houve erro de digitação ao escrever 46, CX.
      a informação inv(9)(p12q13) indica que sua filha é portadora de uma inversão no cromossomo 9 que abrange as regiões 12 do braço p até 13 do braço q.
      Em geral, por ser uma área menor esta inversão costuma ser balanceada e não causar efeitos do desenvolvimento físico ou mental dos portadores.
      Contudo, sua filha, quando adulta, terá problemas de fertilidade com tendência a abortos repetitivos.

      Excluir
  20. Anônimo27/6/19

    Bom dia. Temos um filho cm síndrome de down e ao ser solicitado cariótipo dos pais vimos q meu marido tem a inversao do cromossomo 9, o meu cariótipo foi normal. Essa inversao pode ter sido a causa da síndrome de down do meu filho? Se desejarmos ter mais filhos é possível termos filhos sem alterações genéticas? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A inversão do cromossomo 9 não tem relação com a síndrome de Down.
      As inversões do cromossomo nove podem gerar abortos espontâneos.
      Se vocês são jovens e não têm alterações relacionadas ao cromossomo 21, o mais provável é que os filhos sejam também normais, sem alterações cromossômicas numéricas.
      Já no caso de mulheres mais velhas que engravidam apõs os 36 anos de idade a possibilidade de ter filhos com síndrome de Down são aumentadas.

      Excluir
  21. Naiara12/8/19

    Olá. Tenho inversão no cromossomo 9 p12q13 e tive dois abortos. Tenho trombofilia e gostaria de saber se o risco de perda é maior por conta disso, ou se existe uma relação entre essas duas alterações. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naiara,

      a inversão 9 p12q13 faz co que 50% dos óvulos sejam inviáveis e gerem abortos.

      A trombofilia é outra condição que também predispõe ao aborto. Então seu risco de aborto é maior do que 50%. Esta doença genética além de ocasionar o aborto pode criar grandes riscos para as mães, mas existem alguns tratamentos.

      Embora ambas as condições sejam genéticas elas não estão diretamente associadas, pois os genes relacionados à trpmbpfilia pertencem ao cromossomos 1.

      http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/trombofilia_na_gestacao_2017.pdf

      Excluir
  22. Boa tarde, o cariótipo do meu marido deu uma alteração ,46 xyhq+ alteração do braço longo do cromossomo y tive 2 abortos seriam a causa? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim esta pode ser a causa, tem uma pesquisa em que foi detectado ser esta a causa de abortos espontâneos em casais.

      o link do artigo é: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032009000200004

      Excluir
    2. O cariótipo 46,xy hq+ indica aumento de heterocromatina e supõe-se que este aumento poderia acarretar problemas no pareamento e não-disjunção dos cromossomos na meiose, ou mesmo influenciar a expressividade de determinados genes, resultando em prole anormal, abortos ou mortes neonatais.
      https://chromosome.com.br/educacao-em-genetica/aulas-palestras/alteracoes-cariotipo-sindromes-geneticas/

      Excluir
  23. Boa tarde, após perder dois filhos depois de nascidos descobri que meu marido tem a inversão do cromossomo 9, pode ter relação entre as perdas?os 2 bebes faleceram de sepse, infecção generalizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada que relacionasse a sepse com a inversão do cromossomo 9.

      Esta inversão está claramente relacionada com maior incidência de abortos. então não posso ajudá-la.

      Excluir
  24. Anônimo6/5/20

    Olá! Tive uma mola hidatiforme completa e tenho cariótipo XX46 inv (9)(p12q13). Existe alguma relação entre ambos os eventos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode haver, pois em torno de 50% dos gametas fomados apresentam duplicações e deleções que levam a má formações congênitas graves. Em geral, estes embriõens são abortados, mas pode acontecer de formar fetos mal formados chamados de "molas", isso é bem mais raro do que os abortos expontâneos.

      Excluir
  25. Anônimo13/7/20

    Olá, boa noite. Possuo 25 anos e Amenorréia tenho cariótipo 46,XX,9ph e Cariótipo com inversão pericêntrica no cromossomo 9. Há alguma relação com a amenorréia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sim. a amenorreia pode ter relação com a inversão do cromossomo 9. Dependendo do tamanho do trecho invertido ocorrem efeitos semelhantes aos da síndrome de Turner.

      Excluir
    2. ESSE RESULTADO É DO MEU ESPOSO Resultado: 46,XY,9ph Conclusão:
      Cariótipo com inversão pericêntrica do cromossomo 9. Este achado trata-se de um
      polimorfismo não associado a patologias. O resultado foi confirmado através da técnica
      adicional de bandamento C.o MEU DEU NORMAL ME AJUDE

      Excluir
  26. Resultado: 46,XY,9ph
    Conclusão:
    Cariótipo com inversão pericêntrica do cromossomo 9. Este achado trata-se de um
    polimorfismo não associado a patologias. O resultado foi confirmado através da técnica
    adicional de bandamento C. Esse resultado é do meu marido eu fiz o cariotipo e o meu deu normal , nesse caso o que pode causar sendo ele o portado dessa anomalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os efeitos independem do portador da anomalia e a quantidade de gametas com problemas que podem gerar abortos é de 50%, em média. Porém como o número de gametas masculinos é bem maior há mais chances de uma fecundação por uma gameta sem anomalias, pois os teus serão sempre normais.

      Excluir
    2. Explicando melhor. As mulheres já nascem com todos os óvulos formados e eles apenas amadurecem, normalmente um por mês, variando o ovário. Já os espermatozoides começam a ser formados a partir da puberdade, todos os dias. Na fecundação basta um, por isso quando é o homem o portador da inversão há mais chances do óvulo ser fecundado por um dos 50% de espermatozoides viáveis.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Ola boa noite , eu e minha esposa tivemos uma perda gestacional com 24 semanas, temos 34 ela e eu 40 anos, fizemos agora o cariótipo e o dela 46,xx e o meu 46,xy,21pstk+, oque significa para a próxima gestação e se está ligado a nossa primeira perda? Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Olá seu cariótipo indica que um dos cromossomos 21 tem uma região de cromatina aumentada.
    De acordo com a literatura científica isto pode sim estar associado a problemas de fertilidade: "Existem diversos relatos de que o aumento da heterocromatina poderia acarretar problemas no pareamento e não-disjunção dos cromossomos na meiose, resultando em prole anormal, abortos ou mortes neonatais." (fonte: Oliveira et al. https://chromosome.com.br/educacao-em-genetica/aulas-palestras/alteracoes-cariotipo-sindromes-geneticas/)

    ResponderExcluir
  31. Olá , agradeço pelo estudo , há alguns anos tentei minha primeira fiv e foi quando fiz o exame de cariótipo que deu inv9p12q13 ,sou uma pessoa absolutamente saudável mas os meus ovulos na fiv 1 de 12 somente tive um embrião que não vingou e na segunda fiv tive 30 ovulos onde somente 5 foram viaveis para a análise genética e destes só 2 eram saudáveis sendo um ocorreu o aborto e o outro está para transferência em breve. Nenhum dos médicos deram muita importância para o fato genético ou a opção da doação dos ovulos , tanto que eu fui doadora na primeira fiv , sem que o médico me pedisse esse exame antes ... Agradeço pela matéria isso ajudou muito , são poucos os estudos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito seu depoimento, ele vai ajudar outras pessoas!

      Excluir
  32. Boa tarde!
    O cariótipo do meu bebê deu 46 xy ph 9.
    Podem me explicar esse resultado?

    ResponderExcluir
  33. Este é o carótipo de um menino com o marcador do cromossomo philadelphia.
    O cromossomo Philadelphia (Ph), é um marcador da leucemia mielóide crônica.

    ResponderExcluir
  34. segundo minha fonte de pesquisa, "sua presença confirma o
    diagnóstico hematológico [de leucemia mieloide crônica] e sugere um prognóstico mais favorável para os seus portadores."

    Fonte: Estudo cromossômico no sangue periférico de pacientes com diferentes...[https://www.scielo.br/pdf/rbhh/v22n3/13412.pdf]

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, o cariótipo do meu bebê deu alterado 46,XY,?inv(9)(q31q34.2). Poderia por gentileza me explicar o que significa?

    ResponderExcluir
  36. Olá, seu filho tem uma inversão paracêntrica nas região do braço q do cromossomo 9 que abrange desde o ponto q31 até o q34,2.
    Esta é uma inversão mais rara deste cromossomo. Em um artigo foi relatado que esta inversão está associada à baixa estatura, hipertelorismo (os olhos são um pouco mais afastados do que o normal) e transtorno esquizo-afetivo.
    fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1399-0004.1997.tb02419.x

    ResponderExcluir
  37. Resultado cariotipo vanda g 46,xy,inv(9xp12q13. Pode me explicar o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o cariótipo feito com a metodologia da Banda G mostrou que é um menino com inversão pericêntrica na região que vai de p12 a q13.
      Este é um dos tipos mais comuns rearranjos estruturais balanceados, com incidência de 1-3% na população geral, sendo considerada uma variante do cariótipo normal sem nenhum efeito físico ou mental nos portadores.

      Em parte, esta ausência de efeitos se deve ao fato da região envolvida na inversão ser heterocromática, ou seja, geneticamente inativa.
      Porém, qualquer inversão cromossômica afeta a fertilidade pois reduz o número de gametas viáveis, em média, em 50%.

      Excluir
  38. Meu sobrinho deu 46 ,xy,inv 9 p13 q 13 poderia por gentileza me explica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, seu sobrinho tem uma inversão pericêntrica no cromossomo 9 que envolve uma região bem pequena e heterocromática do cromossomo 9. Este é um dos mais comuns rearranjos estruturais balanceados, com incidência de 1-3% na população geral, sendo considerada uma variante do cariótipo normal sem nenhum efeito físico nos portadores.
      Porém, qualquer inversão cromossômica afeta a fertilidade pois reduz o número de gametas viáveis, em média, em 50%.

      Excluir
    2. é o msm resultado do meu sobrinho, porém meu sobrinho tem atraso no desenvolvimento, eplepsia

      Excluir
    3. Sandra,

      vou pesquisar mais a respeito, mas talvez o atraso de desenvolvimento e a epilepsia se devam a outros fatores. Em geral, os portadores desta inversão não apresentam problemas e somente descobrem que têm a inversão quando percebem problemas na geração de filhos, pois os gametas 50% dos gametas produzidos possuem grandes anomalias e resultam em abortos espontâneos.

      Excluir
  39. Cariótipo do bebê de 2 meses xy 9ph significa que tem leucemia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este cariótipo de um menino tem o marcador do cromossomo philadelphia.O cromossomo Philadelphia (Ph), é um marcador da leucemia mielóide crônica.
      Segundo minha fonte de pesquisa, "sua presença confirma o
      diagnóstico hematológico [de leucemia mieloide crônica] e sugere um prognóstico mais favorável para os seus portadores."

      Para saber mais segue abaixo o link para a fonte de pesquisa.
      Fonte: Estudo cromossômico no sangue periférico de pacientes com diferentes...[https://www.scielo.br/pdf/rbhh/v22n3/13412.pdf]

      Excluir
  40. Oi boa noite eu tenho uma inversão cromossomica paricentrica no braço curto do cromossomo esquerdo e ja tive tres abortos e essa é a quarta gestação esse problema frequentes tem haver com isso? e ha possibilidade de segurar essa quarta gestação ? E tambem tenho deficiência na proteina s do sangue? E risco almentado para doencas cardiovasculares homozigoto mutante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sim as inversões cromossômicas são uma das causas de abortos espontâneos. Em geral 50% dos gametas dão problemas então, a cada gestação tem 50% de chances de não dar problemas e 50% de chances de abortos.
      Vamos torcer que esta 4ª gestação dê certo! As chances de tudo correr bem são de 50%!

      Excluir
  41. Olá, bom dia!

    Estou em amenorréia secundária há 7 meses, sem nenhuma alteração nos exames. Me pediram agora um Cariótipo que deu uma inversão pericentrica 46, XX, inv (2) (p11.2q13) pode ter alguma relação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um arranjo recorrente que costuma ser benigno por não envolver regiões com genes ativos.
      Não encontrei na literatura a realção desta inversão com amenorréia secundária.

      Excluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo31/1/21

    Bom dia.
    A alteração inv(9) 12,13 trás apenas o aborto ou ela tb dificulta a gravidez? Qual a porcentagem de aborto? Seria 100%? Se existe possibilidade, as chances dos bebês nascerem com alguma doença são maiores?
    Grata

    ResponderExcluir
  44. Anônimo31/1/21

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi, esta inversão pode se apresentar como dificuldade de engravidar se causar o aborto antes mesmo da pessoa saber que engravidou. 50% dos gametas formados terão problemas de duplicações e deleções complementares, mas são dois tipos ou seja:
      25% de anomailias com deleções e duplicações do "tipo 1" [aborto]
      25% de anomalias com deleções e duplicações do "tipo 2" [aborto]
      25% de cromossomos com a inversão balanceada - bebês normais, que, como no seu caso, terão problemas apenas na geração de filhos.

      25% de cromossomos normais - bebês normais.

      Em resumo, a cada óvulo que amadurece há 50% de abortos, em 25% dos casos pode ser que os abortos ocorram muito cedo antes da mulhar saber que houve fecundação. Em outros casos o embrião ou feto começa a se formar, mas tem tantas anomalias que o organismo da mãe aborta.
      Em geral, se a gestação se desenvolver normalmente é que não há problemas de balanço gênico.
      De qualquer forma os médicos especilistas em genética poderão aconselha-la com mais propriedade sobre a ocorrência de possíveis anomalias
      Espero ter ajudado, se ainda ficarem dúvidas volte a perguntar.

      Excluir
  45. Boa noite!
    Meu filho nasceu com malformacao na mão e no pezinho, fiz o exame de cariótipo e o resultado foi
    46XY,9ph
    Inversão pericentrica do cromossomo 9, este achado trata-se de um polimorfismo nao associado a patologias.
    Meu pequeno tem leucemia mieloide? Ele pode ter algum atraso mental? Preciso fazer algum tratamento?
    Tenho mais dois filhos homens que nasceram perfeitos, devo me preocupar e procurar com urgência fazer exame para saber se eles possuem esse gene ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O tratamento será para a leucemia. Quanto a atraso mental estas duas condições de inversão pericêntrica e cromossomo 9ph não tem associação descrita na literatura. Então é provável que ele tenha desenvolvimento mental e intelectual normais.
      Acho que seu médico vai recomendar a investigação da presença do cromossomo 9 ph nos outros filhos, sim

      Excluir
  46. Anônimo20/2/21

    Olá! Tem quase 4 anos que tento engravidar. Já fiz 2 Fiv, 7 embriões blastocistos, mas nenhum deles sequer gerou uma gravidez. Meu cariótipo deu 46,XX, inv(9)(p12q13) e o do meu esposo normal. Porém, ele teve alteração significativa na motilidade e qualidade dos espermatozóides. Seu fish espermático tb apresentou algumas alterações. A médica indicou fazer a próxima Fiv com estudo genético dos embriões porque já foram descartados outros problemas que poderiam inviabilizar a gravidez. O estudo genético do embrião permite identificar se determinado embrião não é viável por conta da inversão que tenho ou se é por conta das alterações nos espermatozóides de meu esposo?

    ResponderExcluir
  47. Olá,
    O estudo é para verificar se os embriões têm anomalias genéticas em decorrência do seu cariótipo. A questão da mobilidade é resolvida pela fertilização in vitro.
    No caso dos embriões os que tiverem anomalias sofrerão abortos, por isso sua médica indicou o estudo antes da implantação.

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma filha autista e fizemos o exame o meu deu 46 xx da minha filha a mesma coisa ja o do meu esposo deu 46 xy9ph+ estamos vendo uma outra gravidez tem alguma possibilidade de vir uma crianca com algum problema

    ResponderExcluir
  49. Olá
    Seu marido tem o chamdo cromossomo Philadelfia.
    O cromossomo Philadelphia (Ph) é o responsável por causar a leucemia mieloide crônica (LMC). Apesar disso, cerca de 5% dos pacientes com esse tipo de câncer são considerados como Philadelphia negativo. Para esses casos, o diagnóstico é feito de forma diferente, mas o tratamento em si não é alterado.

    veja mais informações na fonte de pesquisa acessando o link: https://revista.abrale.org.br/cromossomo-philadelphia-negativo/

    o texto do link está bem didático.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo28/4/21

    Cariótipo normal com heterocromatina pericentromérica do cromossomo 9 no braço curto nas 20 metáfases analisadas 46,XX,9ph
    Já sofri um aborto .. corro risco em ter mais aborto com esse meu resultado do cariotipo ?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a resposta é sim. Veja o que está descrito num artigo científico sobre Alterações do cariótipo e abortos de repeticação: "Existem, ainda, diversos relatos em que o polimorfismo das regiões de heterocromatina constitutiva poderia aumentar o risco de progênie com alterações cromossômicas, uma vez que o aumento da heterocromatina poderia acarretar problemas no pareamento e não-disjunção dos cromossomos na meiose11,15,16(A), ou mesmo influenciar a expressividade de determinados genes, resultando em prole anormal, abortos ou mortes neonatais20(B), o que levou vários pesquisadores a desenvolverem trabalhos sobre seus possíveis efeitos, porém sem encontrarem evidências concretas que relacionassem este heteromorfismo a condições deletérias."
      Fonte: Oliveira e colaboradores: https://chromosome.com.br/educacao-em-genetica/aulas-palestras/alteracoes-cariotipo-sindromes-geneticas/

      Excluir
  51. Olá! Se uma mãe tem (inv9)(p12q13) e dar à luz a um bebê, a criança terá a mesma mutação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a criança pode ter a mesma inversão da mãe ou pode ser normal. Esta inversão não costuma afetar características físicas ou mentais dos portadores, com raras exceções, descritas no texto acima. Porém quando uma pessoa tem esta inversão ela fica mais sujeita a ter abortos, porque 50% dos óvulos terão desbalanço gênico. Ou seja, os bebês que teriam graves problemas são abortados, os que nascem, raramente terão sequelas.

      Excluir
  52. Helo0910/7/21

    Olá boa noite,na primeira tentativa de engravidar tive uma filha com cardiopatia grave e veio a falecer com 24 dias. Fomos investigar com o geneticista o motivo dessa perda. Realizamos exames e meu esposo tem o cariotipo 46,XY,inv(9)(p12q13), o meu é normal 46, xx. O geneticista nos informou que o resultado do meu esposo está dentro da normalidade e o que aconteceu não está relacionado com essa variação. Eu tenho 34 anos e meu esposo tem 42. Estamos com medo de tentar uma nova gravidez e passar pelo mesmo problema ou algo semelhante. Uma FIV seria recomendado neste caso? Ou devo tentar naturalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a inversão no cromossomo 9 está relacionada a abortos espontâneos e não cardiopatias. Como seu cariótipo é normal a probabilidade de abortos é de 50%, pois 50% dos gametas do seu marido devem ser normais.
      Converse com seu médico sobre a melhor opção de gestação.

      Excluir
  53. Neste caso o pai ou a mãe do meu esposo pode ter esse cariotipo?
    Existe casos de bebês saudáveis com pais portador dessa inversão?

    ResponderExcluir
  54. Olá sim sua sogra ou sogro podem ter esta inversão ou pode ela pode ter surgido na hora de foração dos gametas. Chamamos isso de mutação cromossômica nova isso pode até ter ocorrino na linhagem de células germinativas de seu esposo.
    Os portadores dessa inversão, em geral, produzem 50% de gametas viáveis, ou seja 25% de gametas com a inversão balanceada sem efeitos deletérios nos portadores, como é o caso do seu marido. Assim como 25% de gametas totalmente normais sem inversão.
    Ou seja, a probabilidade ´5 de 25% de filhos normais e não portadores da inversão e 25% de filhos normais mas que tem a inversão balanceada.
    sds

    ResponderExcluir
  55. Boa noite,

    Meu exame de cariótipo deu 46xx 9qh+, sofro de infertilidade sem causa aparente e não consigo engravidar... O que significa esse resultado? O do meu esposo deu normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o cariótipo 46XX 9qh+ indica que em um dos cromossomos 9 tem uma região no braço q com heterocromatina aumentada. Estudos indicam que o aumento de regiões da heterocromatina podem dificultar o pareamento de homólogos na hora de formação de gametas e acarretar infertilidade, mas isso não é uma regra.
      Assim, não há certeza de que essa variação na quantidade de heterocromatina seja a causa da sua infertilidade.
      Seu médico ou médica poderá explicar melhor.
      att

      Excluir
  56. Ola boa tarde gostaria de saber o q significa cariótipo 46 xx,9ph .Obrigada

    ResponderExcluir
  57. Olá
    o cariótio 46 XX, 9ph significa que é uma mulher com número de cromossomos normais, porém há um aumento de heterocromatina no braço p do cromossomo 9. Esta alteração é chamada de cromossomo Filadélfia.
    O cromossomo Philadelphia (Ph) é o responsável por causar a leucemia mieloide crônica (LMC).
    veja mais informações na fonte de pesquisa acessando o link: https://revista.abrale.org.br/cromossomo-philadelphia-negativo/

    o texto do link está bem didático.

    ResponderExcluir
  58. Olá, td bem?
    Tenho uma dúvida em relação ao meu sobrinho, na verdade não tem a ver com o cromossomo 1.
    Ele tem pesquisa de diagnóstico para autismo, ele tem 3 anos,não fala, etc.
    O resultado do cariótipo deu:
    Cariótipo masculino apresentando inversão pericentrica do cromossomo 1, no qual ocorreu quebra e reunião entre as Bandas 1p12 e 1q12.

    pode ter algo a ver com o autismo pesquisado?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas,
      Há sim esta possibilidade de a alteração estrutural observada no cromossomo 1 do seu sobrinho possa ser a causa do autismo, mas não se pode afirmar com toda certeza porque os transtornos do espectro autista são resultado da combinação de diversos fatores.
      De acordo com alguns pesquisadores, anomalias de quase todos os cromossomos já foram associadas ao autismo. Estimou-se que aproximadamente 15 genes possam estar envolvidos na manifestação do espectro autista.
      Um estudo de Gardia, Tuchman & Rotta (2004) utilizando análises de ligação genômica encontrou sinais fortemente positivos de correlação com o autismo nos cromossomos 2, 7, 1 e 17. (fonte: J. V. S. C. Coutinho & R. M. V. Bosso,”AUTISMO E GENÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA”, Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.8, n.1, Pub.4, Janeiro 2015 – link: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/76/Artigo_4.pdf)

      Excluir
  59. Olá tudo bem ?
    Meu cariótipo deu 46xx 9qh+.
    Gostaria de saber se com essa alteração o risco de abortos é grande? E se mesmo com essa alteração posso gerar uma criança com cromossomos normais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jenifer,
      O cariótipo 46XX 9qh+ indica que em um dos cromossomos 9 tem uma região no braço q com heterocromatina aumentada. Estudos indicam que o aumento de regiões da heterocromatina podem dificultar o pareamento de homólogos na hora de formação de gametas e acarretar infertilidade, mas isso não é uma regra.

      Ou seja, há risco de abortos, mas isso não é uma regra e nem apresnta o risco alto das inversões, pois não é uma inversão cromossômica.

      Como esta é uma condição de heterozigose, ou seja, apenas um dos cromossomos 9 tem a cromatina aumentada, significa uma probabilidade de que 50% das gestações sejam com os cromossomos normais.

      Excluir
  60. Olá Gladis Franck!
    Vejo que respondeu tantos comentários com toda atenção, parabéns por isso.
    Segue meu caso, meu cariótipo deu normal 46XX, já o do meu esposo deu o seguinte resultado: 46,X,Yqh+ . Em todas as cÈlulas analisadas, foi visualizado o aumento da heterocromatina do cromossomo Y

    Eu já tive 3 abortos, 2 deles são desse meu companheiro atual, poderia nos auxiliar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Olá Maria Francisca,
    Estudos indicam que o aumento de regiões da heterocromatina podem dificultar o pareamento de homólogos na hora de formação de gametas e acarretar infertilidade, mas isso não é uma regra.
    Em especial o cromossomo Y pareia com o X apenas nas pontas.
    Veja a informação dada pelo Dr. Caio Graco Bruzaca: "A "alteração" descrita é variação da normalidade, o aumento de heterocromatina do cromossomo Y não é causa de abortamento de repetição, além de não aumentar o risco de malformação congênita nos filhos. O ideal é buscar um médico geneticista para realização da investigação de abortamento de repetição."
    link: https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/gostaria-de-saber-oq-significa-esse-resultado-de-um-cariotipo-em-todas-as-celulas-analizadas-foi-vi

    ResponderExcluir
  62. Anônimo18/6/23

    Boa tarde Glads gostaria de saber o resultado do cariotipodo do meu esposo deu 46xy inv 9 q22q33 sera que e grave por favor mi ajude muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma inversão paracêntrica do braço longo do cromossomo 9. Quando o rearranjo é equilibrado, as inversões, geralmente, não causam quaisquer anormalidades em portadores, pois neste caso não há nenhuma informação extra ou falta de material genético. Porém, mesmo quando os portadores não apresentam anomalias estruturais, há alguma evidência que leva a um risco aumentado de aborto espontâneo por cerca de 30% dos casais afetados.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails