02 janeiro, 2012

Cuidado: a bactéria da acne pode causar muitos problemas além da estética!

por
Por Chacha.com 
Segundo Peter Lambert, professor de microbiologia na Universidade de Aston, em Birmingham, Inglaterra, a bactéria Propionibacterium acnes  que vive sobre a pele e contribui para a acne, pode causar infecções após cirurgia, incluindo infecções no cérebro e, ainda, pode estimular algumas células a se tornarem cancerígenas.

No entanto, estudos que relacionam esta bactéria ao câncer são ainda emergentes e mais pesquisas são necessários para confirmar esta suspeita.
Cameron Diaz com acne
As bactérias Propionibacterium acnes vivem nos folículos pilosos, quando esses poros ficam bloqueados, elas podem se multiplicar e produzir a inflamação característica da acne. 

Porém, além disso, elas também podem causar inflamação no interior dos nossos tecidos.


Recentemente, pesquisadores perceberam que existem diferentes síndromes clínicas associadas com infecções por esta bactéria.

Por exemplo, Christopher Vinnard, pesquisador de doenças infecciosas da Universidade de Medicina da Pensilvânia relatou o caso de aparecimento de abscesso cerebral em paciente que havia realizado uma neurocirurgia 10 anos antes. 

As biópsias mostraram que a bactéria da acne estava crescendo nestes tecidos. Embora seja difícil dizer se ela própria causou o abscesso, o fato é que a condição do paciente melhorou quando ele tomou antibióticos contra a Propionibacterium acnes.

Propionibacterium acnes

Uma série de estudos também mostrou que a Propionibacterium acnes cresce sobre próteses implantadas, incluindo as de quadril, joelho e cotovelo. Nestes casos, supõe-se que ela tenha invadido o interior do corpo utilizando o próprio corte cirúrgico (mais uma razão para evitarmos cirurgias desnecessárias!).

Como se isto não bastasse, vários estudos recentes sugerem que a bactéria da acne pode aumentar o risco de câncer de próstata, pois ela foi encontrada crescendo no interior das células da próstata, levando à inflamação o que, por sua vez, pode estimular estas células a se tornarem cancerosas.

Outro estudo mostrou que as bactérias cresceram em 58 de 71 amostras de tecido de câncer de próstata, mas em nenhuma das 20 amostras de tecido saudável. Segundo os pesquisadores, a exposição ao P.acnes por longos períodos alterou a forma como as células se dividiam. 

No entanto, muito mais pesquisas e dados são necessários para confirmar a ligação direta deste organismo com o câncer.

Segundo Christopher Vinnard, a boa notícia é que se for confirmado que a P.acnes contribui para infecções ou até mesmo câncer, o tratamento com antibióticos específicos pode ajudar a reduzir a gravidade desses problemas.

Nota: Para pessoas que já tiveram câncer do tipo basocelular, dermatologistas indicam o uso de “adapaleno” que é um medicamento destinado ao tratamento cutâneo da acne, pois empiricamente observa-se que ele protege contra o aparecimento deste tipo de câncer.

Fontes:
1- Rachael Rettner. Acne Bacteria May Infect the Brain and Body [LiveScience],  14 de Janeiro de 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails