13 novembro, 2011

A paisagem 'mutante' e a alegria de Cabo Verde descritas por Darwin

por

No arquipélago de Cabo Verde Darwin conhece a "aldeia" de Ribeira Grande [2]. Esta foi a primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos e se tornou a primeira capital de Cabo Verde. Atualmente, já uma cidade, Ribeira Grande mudou de nome para Cidade Velha. Esta é uma cidade costeira que se localiza a 15 quilômetros de Praia (Wikipedia)

(Darwin): “Um dia em companhia de dois oficiais, transportei-me a Ribeira Grande, uma aldeia poucas milhas a leste de Porto Praia. Até chegarmos ao vale de San Martín, o país apresentou-nos seu aspecto comum: um pardo monótono; aqui, todavia, marginando pequeno riacho, encontramos vegetação exuberante.”

A mudança rápida do ressequido para o verde é um dos aspectos mais fascinantes da vegetação xeromórfica. “As avelames, muçambês, pereiras, faveleiras, catingueiras e umburanas, que perdem suas folhas durante as secas, crescem e se desenvolvem rapidamente em épocas de chuvas como um mecanismo de defesa diante das adversidades. Uma mudança tão rápida e significativa que nos fez alterar parte do percurso antes definido para a prova [...]” (Zone.com).

Porém, nem todos consideram “monótonas” as imagens ressequidas como salienta Allaround: “[...]embora tenha sido tirada no deserto, entre Espargos, a capital da Ilha do Sal e a Buracona [...] gosto particularmente da imagem aqui inserida, forte mas frágil, verde mas seca, desértica mas preenchida por vida... e muito, muito mais!”

verdeilhadosal
“Paisagem lunar” de Cabo Verde - Allaround

(Darwin):Em Ribeira Grande, onde pisamos uma hora depois, aguardava-nos grande surpresa: as ruínas de uma fortaleza e de antiga catedral. No tempo em que ainda possuía o seu porto, esta pequena localidade era o povoado mais importante na ilha, mas agora, conquanto assaz pitoresca, sua aparência é extremamente melancólica.”

Lembremos que Darwin esteve lá em 1832 e muitas coisas mudaram, mas a Sé Catedral continua em ruínas. Segundo dados da Wikipedia, ela começou a ser construída em localização privilegiada, frente ao oceano, em 1555 e terminou em 1693, quando a cidade já tinha perdido muito de sua importância. Foi atacada e totalmente danificada por piratas em 1712, tendo ficado em ruínas até hoje.

ruinasdacatedralribeiragrande
Ruínas da Sé Catedral. Wikipedia

(Darwin): “Tendo contratado os serviços de um guia, um padre negro, e de um intérprete espanhol, ex-combatente da Guerra da Península, passamos a visitar uma coleção de edifícios, sendo o mais notável o de uma velha igreja onde haviam sido inumados os governadores e capitães-generais das ilhas. Em algumas sepulturas constavam datas do século XVI. Os ornamentos heráldicos eram neste lugar solitário as únicas coisas que nos faziam lembrar a Europa. A igreja ou capela formava o lado de um quadrângulo, no meio do qual viçavam algumas bananeiras. Num outro lado havia um hospital em que se viam internadas umas doze criaturas de miserável aspecto.

Provavelmente Darwin se referiu à mais antiga igreja colonial do mundo - a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ela foi construída em 1495 no estilo gótico português (ou manuelino). A Rua Banana, que conduz à igreja, foi a primeira rua de urbanização portuguesa nos trópicos. Wikipédia

igrejacolonialrieiragrande
Igreja colonial mais antiga do mundo em Cidade Velha (antiga Ribeira Grande)

(Darwin): “Voltamos à venda para o jantar. Homens, mulheres e crianças, todos negros como piche, reuniam-se em número considerável para nos epreitar. Nossos companheiros transbordavam de intensa alegria e a tudo que dizíamos ou fazíamos riam-se gostosamente. Antes de deixarmos a cidade visitamos a catedral. Não ostenta a aparência de riqueza da igreja menor, mas ufana-se de possuir um pequeno órgão, cuja virtude é soltar desafinados acordes. Demos ao padre negro alguns shillings. O espanhol, amimando-lhe a cabeça com certa familiaridade disse, muito candidamente, que a cor não fazia grande diferença. Montamos, então, nossos cavalos e rumamos a toda brida para Porto Praia.

A população e geografia de Cabo Verde ainda podem encantar os visitantes como destaca Armando Ferreira: “Praias impolutas, de água cristalina e amena; um sol quente quanto baste e temperado pelos alísios; um convívio agradável e autêntico com populações muito personalizadas, de uma cultura arraigada e rica em música, dança, literatura, contos populares, tradiçõesa gastronomia, etc. Paisagens que variam acentuadamente de ilha em ilha, desde as praias de leste às elevações caprichosas de oeste, as ribeiras, os cutelos, até ao clímax do vulcão do Fogo, que produz agora um vinho excelente. Eis um ramalhete apetecível para um mundo sedento de autenticidade.” Soltrópico

Referências:
DARWIN, C., Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo - Vol.1, Nova edição, 1871. Abril Cultural. Companhia Brasil Editora, São Paulo, s/d.


A imagem de Ribeira Grande por Baptista Boazio foi disponibilizada pelo blog Amante da Rosa.

Partes anteriores: *1* *2*

Próxima parte: *4*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails