Do lado de fora parece ser apenas uma maçã comum, mas na inspeção profunda do fruto revela suas verdadeiras cores. Dê uma mordida e você vai encontrar o tom distintivo vermelho intenso que colore toda a polpa até as sementes. Comercialmente isso é ótimo, pois as maçãs de coloração vermelha são as preferidas pelo sabor.
No caso da Tomaçã, além de bastante saborosa, com uma "nuance de amora (berry fruit)" – ela é ainda mais saudável do que outras variedades por ser mais rica em antioxidantes.
Além de ser vermelha por dentro e por fora, outra de suas qualidades é manter a cor mesmo depois de cozida, prensada ou liquidificada, permitindo a produção de uma cidra que se parece mais com o suco de “cranberry” (uma frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil) ou um dando um aspecto mais apetitoso à torta de maçã.
Tem também a vantagem de não escurecer a polpa, tornando-se um ingrediente melhor em uma salada de frutas.
Por que é absurdo acreditar que macieiras e tomateiros possam ter sido cruzados?
Porque maçãs e tomates pertencem a Famílias botânicas distintas, indicando que sua semelhança genética é muito pequena.
O tomateiro é uma planta Magnoliophyta, Magnoliopsida,da Ordem Solanales e Família Solanaceae. Já a macieira é uma planta Magnoliophyta, Magnoliopsida, da Ordem Rosales e Família Rosaceae. Ou seja, estes vegetais pertencem a ordens diferentes.
Para termos uma ideia do que isso significa pode-se dizer que cruzar macieira com tomateiro seria mais difícil do que cruzar cães e gatos, pois estes são ambos da Ordem Carnívora, os cães são da Família Canidae e os gatos são da Família Felidae. Logo, cães e gatos, por pertencerem à mesma Ordem Taxonômica, sendo mais aparentados filogeneticamente do que macieiras e tomateiros.
Veja na imagem dos frutos em corte,abaixo,que a tomaçã não tem nada em comum com o tomate.
O que é então a Tomaçã?
Ela é uma nova variedade de maçã.
Como surgiu?
Ela foi obtida por processo natural sem o uso de técnicas de modificação genética. Esta variedade é o resultado de 20 anos de trabalho árduo desenvolvido por Markus Kobert, um fruticultor suíço, que cruzou um grande número de variedades, incluindo uma de polpa vermelha, mas sem sabor, até chegar a este resultado que une cor e sabor.
Comparativamente, foi usado o mesmo processo que criadores de cães, por exemplo, empregam para produzir uma nova raça. O termo variedade usado para vegetais é equivalente ao termo raça, usado para animais.
Para conseguir realizar os cruzamentos entre as macieiras elas foram plantadas em estufas, evitando a polinização cruzada pelas abelhas. Duas variedades foram produzidas:
1- Era - que pode ser colhida a partir de setembro e armazenada até o Natal;
2- Sirena - que é colhida em agosto e armazenada até outubro.
Atualmente, a empresa Suttons obteve os direitos exclusivos para vender as mudas de árvores na Grã-Bretanha, já com 1.500 pedidos de jardineiros amadores, já que além do fruto ser atraente, ela produz flores com uma coloração rosa instensa na Primavera. Pomares em toda a Europa deverão plantar as mudas, para que a tomaçã possa ser produzida em escala comercial e vendida nos supermercados britânicos nos próximos anos.
Algumas curiosidades sobre o tomate:
Apesar da crença generalizada de que o tomate seja um legume, ele é, na realidade, um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes após a fecundação.
Dizer que a tomaçã tem cor de tomate é um reducionismo, pois, além de diferirem em seu formato, os tomates também podem ter variações em sua coloração. Apesar de ser bem mais comum encontra-lo na coloração vermelha, atualmente, novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarela e laranja. Os dois últimos são mais difíceis de serem encontrados no Brasil.
As primeiras espécies exportadas da América foram logo batizadas de pomodoro pelos italianos pois eram amarelas, parecendo "maçãs douradas". Os primeiros registros da espécie vermelha deste fruto na Europa tem como data o ano de 1554. Se inicialmente havia a suspeita de serem venenosos, tão logo foram descobertos pela gastronomia, passaram a ser indispensáveis nas preparações de alimentos da maioria das civilizações.
![]() |
Tomateiro em flor |
Importância para saúde:
O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do Licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.
Curiosidades sobre a Maçã:
Maçã é o nome dado ao fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, pertencente ao género Malus. As espécies mais comuns são M.domestica e M.sieversii e respectivos híbridos. A maçã, do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto). Há milhares de variedades de maçãs, estima-se algo entre 5 e 20 mil. Dessas, de 3 a 4 mil são cultivadas, em maior ou menor escala, em diferentes partes do mundo. O certo é que este número vem crescendo a cada dia que passa, com o aprimoramento e com o desenvolvimento de novas variedades como é o caso da Tomaçã.
As diferentes variedades encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número considerável de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 °C) para terem o rendimento ideal na colheita.
![]() |
Macieiras em flor |
Importância para saúde:
Entre outras coisas, o consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
O bom é que não precisamos fazer um cruzamento genético destas duas espécies de vegetais para aproveitarmos seus benefícios à saúde, basta que acrescentemos ambas à nossa dieta.
Saúde e Bom apetite!
Por Gladis Franck da Cunha & Natalia Agostini Schneider
Referências:
1-Mail Online (Tomaçã –Redlove)
2- Wikipedia (tomate)
3- Wikipedia (macieira)
4- Brasil Escola (tomate)
5- Portal São Francisco (maçã)
6- Iliquido (macieira em flor)
7- Ilheu (tomateiro em flor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário