Existem três tipos de tecidos musculares: o tecido muscular estriado esquelético, o tecido muscular estriado cardíaco e o tecido muscular liso. Todos eles são bastante acidófilos, corando-se de vermelho com a técnica da Hematoxilina-Eosina. Ou seja, as proteínas citoplasmáticas das células musculares se combinam com a Eosina, que é ácida e colore com tons vermelhos ou rosa (1).
Sua origem embriológica é mesodérmica.
O tecido muscular está intimamente ligado ao tecido nervoso, pois os impulsos nervosos determinam a sua contração: o músculo estriado esquelético apresenta contrações voluntárias, enquanto o liso e cardíaco apresentam contrações involuntárias.
O tecido muscular estriado esquelético (2) é constituído por fibras musculares formadas por células alongadas (fibrocélulas estriadas), constituídas por miofibrilas (ou fibrilas) de proteína, as quais são as responsáveis pelas contrações musculares.
Tais células caracterizam-se por serem bastante longas e polinucleadas, com núcleos localizados sob o sarcolema (membrana plasmática das fibrocélulas musculares). Esse tecido é o principal constituinte dos músculos esqueléticos, que, além dos movimentos formam uma “capa protetora” aos órgãos internos abdominais e das grandes artérias que percorrem braços e pernas.
Os músculos possuem ainda “envoltórios” de tecido conjuntivo: cada fibrocélula está envolta pelo ENDOMÍSIO, grupos dessas células são unidos uns aos outros pelo PERIMÍSIO todo o conjunto, ou seja o músculo, está envolvido pelo EPIMÍSIO, através do qual são ligadas aos demais músculos, ossos, ligamentos e outros órgãos executores de movimento, transmitindo a força produzida pela sua contração.
Sua contração depende de energia e requer muita produção de ATP, como consequência há “perda” de calor que serve para manter a temperatura corporal acima da ambiental. Este músculo está presente na língua, permitindo a articulação da fala e auxiliando a deglutição, e no diafragma, possibilitando o controle voluntário da respiração.
Veja nas lâminas histológicas abaixo que os feixes de fibrocélulas podem aparecer cortados transversalmente ou longitudinalmente.
Nos cortes longitudinais observam-se faixas alternadas transversais, claras e escuras – as estrias. Essa estriação resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas proteínas actina e miosina, responsáveis pela contração muscular. Cada célula muscular estriada possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão de 1mm a 60 cm.
As variações no tamanho das fibras musculares dependem da idade, sexo, nutrição e atividade física. Os exercícios físicos estimulam o aumento das miofibrilas, estimulando a síntese de proteína contrátil e aumentando o tamanho do músculo num processo denominado HIPERTROFIA (como na primeira imagem que mostra a fisiculturista Rosemary Jennings). O crescimento normal do músculo acontece através da HIPERPLASIA, que consiste no aumento do número de células.
No músculo estriado esquelético, a hiperplasia se inicia no embrião e ocorre até o estágio adulto, quando o tamanho corporal máximo (ossos e músculos) é atingido.
REGENERAÇÃO MUSCULAR (3): a capacidade de regeneração do tecido muscular estriado esquelético é muito baixa e irregular. Depende da proliferação de células satélites, que se fundem e originam novas fibras. Embora esse mecanismo de regeneração opere bem em pequenos animais, como camundongos, ele é menos eficiente em humanos, onde, em geral, a resposta regenerativa é incapaz de acompanhar os passos do dano e as células musculares são substituídas por tecido conjuntivo.
A regeneração depende de fatores como tipo de lesão, corte ou amassamento e estado metabólico do músculo. Técnicas terapêuticas, fundamentadas por pesquisas sobre a proliferação de células satélites, podem estimular e aperfeiçoar esta regeneração em humanos.
NECESSIDADES ENERGÉTICAS: a contração muscular demanda muita energia, obtida, a princípio, do ATP ou da fosfocreatina disponíveis na célula muscular. A reposição dos níveis destes dois compostos de alta energia se dá pela catabolização da glicose, do glicogênio (armazenado no retículo sarcoplasmático) ou dos ácidos graxos que são transformados e participam do ciclo do ácido cítrico e da fosforilação oxidativa nas mitocôndrias. Por isso os tecidos musculares são altamente irrigados.
Porém, quando o músculo exerce atividade intensa, pode haver insuficiência de oxigênio, neste caso a célula estriada esquelética recorre à glicólise, que produz ATP de forma anaeróbica, pela fermentação a ácido lático. O acúmulo de ácido lático pode causar câimbras, dor e fadiga muscular, em função do aumento da acidez citoplasmática (pH muito baixo).
TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES ESQUELÉTICAS: de acordo com sua estrutura as fibras musculares podem ser de contração lenta (Tipo I) ou rápida (Tipo II).
As fibras do Tipo I possuem muita mioglobina e sua cor é vermelho-escura. Estão adaptadas a esforços continuados e retiram sua energia de ácidos graxos.
As fibras do Tipo II contem menos mioglobina e sua cor é vermelho-clara. Elas estão adaptadas às contrações rápidas e descontínuas e dependem mais da glicólise. Os músculos estriados esqueléticos humanos apresentam diferentes proporções desses dois tipos de fibras, dependendo de sua localização e funções (2).
Fisiologia da contração muscular.
O vídeo abaixo foi produzido pelo Departamento de Bioquímica
Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Referências:
(1)Mais sobre técnicas de coloração veja em ICB.UFMG
(2) Para saber mais consulte: JUNQUEIRA, L.C.U. ; CARNEIRO J. Histologia Básica. 10ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.
(3) Uma revisão sobre regeneração do tecido estriado esquelético pode ser obtida em: BERNINI, A.M. ; MELLO, E. V. S. L. Regeneração Muscular e o papel das Células Satélites. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, 4(3): ste/dez, 2000, disponível em http://revistas.unipar.br/saude/article/viewFile/1038/902, acesso 17/out/2009.
Fontes das imagens:
1- Rosemary Jennings – BLOGPAEDIA
2- Mesoderme – MultiMania
3- Lâminas de tecido muscular: HistoWeb
4- Miofibrila: Cartage
5- Mitocôndrias em fibrocélulas: Diabetes Journal
Muito bom seu estudo sobre os musculos, me ajudou bastante a fazer meu trabalho!
ResponderExcluirParabens! \o
Dama.Rana
vc é horrivel parece um monstro credo tenho ate nojo
ResponderExcluirPARABÉNS!
ResponderExcluirmeu fii por favor demonstra pra mim um esquema da contração de um musculo estriatico esquelético. desde de já agradeço (:
ResponderExcluirps; meu trabalho é pra amanha, entao corre com isso ai
beijos
Olá,
ResponderExcluirquando vi este comentário já era tarde. Mas este esquema já está explicado e com vídeo no post Tecido Muscular Estriado Cardíaco:
http://www.teliga.net/2010/01/tecido-muscular-estriado-cardiaco.html
Foi uma pena não teres consultado a pesquisa do blog e terias encontrado. De qualquer modo, é muito difícil respondermos de imediato a uma questão complexa. Nem todos os dias os moderadores conseguem acessar o Te Liga.
Melhor sorte na próxima!
horrivel!!!!!de onde saiu isso? do hospicio do azilo ou da casa da loucura??? vampiro é mais bonito que isso!!!!!!!!!!!!qui horrivelllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll! nao tem outra foto?deixa sem!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirTambém não acho bonito, mas a moça deixa-nos entrever muitos músculos estriados esqueléticos.
ResponderExcluirAlém disso, serve como alerta de quem nem sempre o mais é o melhor ou o mais bonito.
eu não entendi p**** nenhuma
ResponderExcluirEu nunca tinha visto coisa igual.Que mulher horrível!!O que uma pessoa dessa tem na cabeça!!Ela acha mesmo que ela é bonita??
ResponderExcluirela se acha musculosa kkk
ResponderExcluirBom De Mais!
ResponderExcluiradorei esse seu conhecimento mim ajudou muito no trabalho de ciências graças a vc ñ perde na primeira unidade rsrs obrigada
ResponderExcluirNOSSAAA!!!!QUANTA GENTE QUERENDO SABER MAIS DO QUE OUTRO.SÓ DEUS PRA TER MISERICÓRDIA!!!!
ExcluirNossa "mim ajudo" ? ta precisando de uma aulinha de portugues também em kkkk
ResponderExcluirE vocês estao falando da foto da mulher por que ? voces tem que si preoocupar é com o conteudo que o blog oferece.
Parabéns pelo material.
POVO MAL AGRADECIDO. "SI PREOOCUPAR" TENHA MAIS CUIDADO AO CORRIGIR OUTRA PESSOA.
ResponderExcluirExcelente material,parabéns..
ResponderExcluirgracias , me ayudo mucho en mi tarea de ciencias
ResponderExcluir