Vittorio Reggianini (1853-1938)
As crianças têm mais facilidades para tocar piano? Não necessariamente, mas elas são mais hábeis em lidar com os erros, enquanto a grande dificuldade dos adultos que estudam piano ou outro instrumento musical é conseguirem suportar os erros.Todo mundo erra, quando se apresenta em público, mesmo bons profissionais ou até concertistas.

Aqueles que conseguem conviver bem com a própria condição humana, sem esperar a perfeição absoluta, conseguem tocar com alegria. Assistir a uma apresentação de alguém que está tocando com alegria é encantador e cativante. O grande concertista Nelson Freire[2] declara isso num documentário de João Moreira Salles.
Não quero fazer uma apologia ao erro, pois a disciplina de estudo para buscar a perfeição é um ingrediente fundamental para qualquer estudante de piano. Apenas quero contribuir com a continuidade de uma prática maravilhosa que é aprender a tocar um instrumento musical.
A Música é uma companhia maravilhosa, capaz de preencher horas vazias, tornando-as mágicas. Por isso, não podemos desistir desse estudo, temos que aceitar nossa própria caminhada, nosso ritmo pessoal.

Pelos critérios do Instituto Verdi, já estou cursando o Segundo ano Final e minha meta atual é chegar até o fim da peça, durante as apresentações, da melhor forma possível, sem esperar o impossível. Na apresentação do Final do Primeiro Semestre desse ano, consegui atingir esse objetivo.
Ao terminar minhas apresentações sempre me sinto feliz e posso assistir, deliciada, aos demais colegas.No vídeos abaixo, Carlos Eduardo Zanella Pasquali executa a Ária (Cantiga) das Bachianas Brasileiras nº. 4 de Heitor Villa Lobos, durante o recital de encerramento do semestre da Escola da Prof. Regina A. Mota.
Outro vídeo em que a Prof. Regina Authaus Motta e Carlos Eduardo Zanella Pasquali executando O Prelúdio Op. No. 2 de Rachmaninoff para dois pianos também está disponível no YouTube, para assistir clique aqui.
Notas:
[1] - Quadro “O recital de Piano” foi disponibilizado pelo site “Classe de Piano do Conservatório Regional de Setúbal” disponível em: http://pianocrs.blogspot.com/2007/10/musica-e-pintura-14.html
[2] - Um breve biografia da Nelson Freire está disponível em: http://www.algosobre.com.br/biografias/nelson-freire.html
[3] - A tela Mulher ao Piano está à venda pela Tucan Art em: http://www.toucanart.com/pt/products/9188/
Nenhum comentário:
Postar um comentário