26 novembro, 2008

Diário de Bordo da Dieta Ecológica.

por

Esse diário relata a aplicação prática dos preceitos da dieta ecológica no cotidiano. Os resultados práticos, ao longo de sete meses, no período de abril a novembro de dois mil e oito, foram uma perda de peso e aumento da disposição geral orgânica na entrada da menopausa.

Prólogo: Em 2006, eu já estava em pleno climatério com apenas quatro ciclos menstruais ao longo do ano e, nesse período, aumentei sete quilos, aposentei várias peças de roupas, guardando-as nos maleiros do armário e substituindo-as por peças maiores. Assim, as calças do tamanho 40 foram trocadas pelas de número 42.

Já em 2007, ocorreram três ciclos menstruais, sendo o último no final de novembro (ou seja, em novembro de 2008, ao completar-se um ano sem ovular, entrarei oficialmente na menopausa). Durante 2007 engordei mais seis quilos e deixei de entrar nos jeans 42, substituindo-os por calças de material mais elástico, feitas sob medida, provavelmente, número 44, além disso, dei as roupas que estavam nos maleiros, colocando lá as que ficaram apertadas em 2007.


Nesse momento, soou o primeiro alarme e comecei a alterar meus hábitos, conseguindo com isso estancar o processo de aumento de peso.

Em 9 de abril de 2008, fui fazer uma revisão com minha endocrinologista e iniciei uma reeducação alimentar. Entre abril e novembro já perdi cerca de sete quilos e estou usando, confortavelmente, até com uma leve folga, os jeans 42 e as roupas que foram resgatadas do maleiro.

No primeiro semestre de 2010 voltei a engordar até o IMC 29,7, mas em agosto e estabeleci alguns ajustes na Dieta Ecológica que me garantiram reduzir, até 27 de julho de 2012, quase 12 kg e voltar ao manequim 40.

Por isso me sinto à vontade em compartilhar o dia a dia desse processo.
Amanhecer: Ao acordar tomo um comprimido de “Puran 50”, após o que, tenho que permanecer em jejum por 30 minutos. Esse medicamento me foi receitado após sucessivos controles dos níveis de TSH que sempre estavam levemente acima do normal, indicando um hipotireoidismo leve. Aliem-se a isso sintomas de pele ressecada, perda de cabelo, muita sensação de cansaço e o surgimento de mais um pequeno nódulo benigno na tireóide, conclui-se pela necessidade de tratamento, o qual iniciou em maio de 2008.

Café da manhã : 1 xícara de café  (250 mL); duas fatias de pão integral [1] puro ou com uma fatia fina de tofu ou uma camada fina de tahine. Além disso, tomo um comprimido de polivitamínico e outro de cálcio com vitamina D3.

Entre 9:30 às 10:00 – caminhada por uma hora, de forma contínua, no mínimo 3 vezes na semana.

10:10: ao chegar da caminhada, bebo um copo do líquido de Kefir com meia 1 sache de colágeno.

Lanche da manhã (11:30 – 12:00): duas castanhas e uma fruta (alternativamente à fruta, consumo yogurte com colônias de Kefir ou substituo as castanhas por nozes).

Almoço (13:00 – 14:00): duas “colheres de sopa” bem cheias (250 g) de arroz integral ou outro carboidrato (trigo integral, aipim, batata Kará, inhame, polenta, batata inglesa, etc); meia concha (150 g) de feijão ou outra leguminosa (ervilha, lentilha, grão de bico, etc); 200 g de proteína (em geral, utilizo peixe ou cogumelos com proteína de soja ou ovos e, apenas uma vez por semana, uso carne de ovelha ou de aves); meia xícara (250 g) de verduras cozidas (cenoura, chuchu, moranga, berinjela, abobrinha, etc); salada crua à vontade. Observação: 2 dias por semana substituo o almoço pelo shake  e chás da Herbalife.

Lanche da tarde (entre 17:30 e 18:00): um sanduíche de pão integral  (ou uma barra de cereal ou 6 bolachas integrais) com café ou chá.

Janta (23:00 h):  uma xícara de leite de soja.

Ceia (24:00 h): uma fruta.

Observações:
1- Os horários das refeições foram ajustados aos meus horários de trabalho, mantendo os intervalos ideais.
2- As reflexões que dão suporte a esta dieta, podem ser encontrados na categoria “Dieta Ecológica”.
3- Para sede o ideal é tomar apenas água, mas em dias frios ou para combater o cansaço pode-se beber café ou chá sem açúcar ou adoçantes.

Notas:[1]- O pão que consumo é chamado pela padaria de “Pão Tijolo”, pois nele não são utilizados aditivos para amaciá-lo ou conservá-lo. Pão integral bom para saúde não deve conter aditivos. Assim, desconfie dos pães integrais fofinhos e duráveis, já tive constipação intestinal, ao utilizar este tipo de produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails