21 julho, 2008

Emagrecendo na menopusa, os efeitos da caminhada diária

por
Barbie Gorda
Por vezes acreditamos que uma atitude simples traz pequenos efeitos, mas uma caminhada diária de trinta minutos pode afetar profundamente a dinâmica corporal, contrapondo-se aos efeitos decorrentes da menopausa.


Entrar na menopausa representa uma revolução orgânica, onde mais se perde do que se ganha, mas através da dieta ecológica é possível encontrar um bem-estar que permite curtir os aspectos positivos da maturidade.

Vivemos um estado mundial de pavor da passagem do tempo. Em parte, isso se deve ao fato da média de vida do ser humano ter aumentado em decorrência dos avanços da ciência e medicina, logo, da longevidade, permitindo que algumas doenças relacionadas ao envelhecimento se tornassem mais comuns do que antigamente.

Envelhecer sim, mas mantendo a qualidade de vida.
A maturidade traz algumas vantagens cognitivas, pois nosso cérebro adquire maior capacidade para estabelecer relações. Também, temos uma maior quantidade de vivências e com isso mais capacidade para prever acontecimentos, ou seja, deixamos de ser levados à deriva pelas emoções e nos conduzimos melhor ante a vida cotidiana.

Porém, nossa condição orgânica tende a debilitar-se e por isso temos que ajustar a dieta ecológica, a fim de equilibrar mente e corpo. Essa questão tornou-se bem evidente nos últimos três anos quando mergulhei no climatério, pois comecei a aumentar de peso sem alterar a dieta alimentar.

Para cessar esse processo acentuei vários procedimentos, no sentido de manter uma disciplina mais rígida na minha alimentação, praticamente eliminando alimentos industrializados e lácteos, bem como, diversificando a ingestão de frutas e verduras. Esses procedimentos fizeram com que o aumento de peso parasse e por mais de seis meses ficasse estabilizado.

Após a estabilização do peso, dei início ao processo de redução, sob o olhar severo de uma endocrinologista, que me prescreveu uma dieta padrão, iniciada a 09/04/2008. Em relação ao que eu já consumia precisei fazer pequenas alterações, reduzindo essencialmente a quantidade de alimentos no almoço e mantendo o que já fazia nas demais refeições. Além disso, também por orientação da médica eliminei os sucos e passei a tomar apenas água, mas contrariando-a não utilizo qualquer tipo de adoçante artificial ou sobremesas dietéticas, pois simplesmente deixei de adoçar café e chá e utilizo apenas frutas, como sobremesa.

Caminhando ...
Porém a mudança foi RADICAL quando comecei a caminhar meia hora diariamente. Uma caminhada apressada e contínua, que varia de 30 a 40 minutos. Caminho ao ar livre, pela manhã, antes do almoço, mas para não quebrar a rotina em dias de chuva ou nos dias em que tenho compromisso durante todo o dia e só posso caminhar à noite, comprei uma esteira eletrônica, de ótima qualidade, com amortecedores e dimensionada para pequenas academias. Assim, desde o dia 10/04/2008 tenho caminhado diariamente, menos quando gripada ou com alguma dor muscular.

Os resultados de uma caminhada de meia hora são surpreendentes.

Os jovens se exercitam mais!

 
Fazendo uma análise reflexiva, me dei conta que durante o período em que morei em Porto Alegre, de 1978 a 1990, eu caminhava bastante, além de fazer aulas de dança contemporânea de segunda a sexta-feira. Contudo, quando voltei a residir em Bento Gonçalves essa atividade física acabou, porque, por morar muito longe do meu local de trabalho, necessito usar automóvel diariamente, já que meu horário de expediente é à noite e volto para casa muito tarde. A conseqüência direta foi um aumento de peso.

De Teliga.net
Nos primeiros anos, ao eliminar doces, alimentos lácteos e frituras, eu contornei o problema, perdendo peso e ficando com apenas dois quilos a mais do que vinha mantendo quando morava em Porto Alegre. Porém, essas medidas perderam o efeito ao entrar no climatério e ter meu metabolismo alterado.

O ponto que faltava na dieta ecológica.
Felizmente, encontrei a solução na caminhada diária, esse era o elemento que estava faltando à dieta ecológica, pois nosso organismo é feito para andar a pé e seu equilíbrio depende disso.

Desse modo, o passo dez é: encontre um tempo para caminhar diariamente de forma contínua por cerca de meia hora, com isso a circulação sanguínea e linfática melhoram, as articulações se tornam mais lubrificadas, os ossos recebem o cálcio necessário para não se tornarem porosos, o abdômen reduz de volume e o bumbum fica mais durinho.

Leituras adicionais
Males do aspartame.
Inverno, tempo de engordar.
Coisas que você deve saber antes de comprar uma esteira ergométrica.

Ilustração Barbie Gorda - A beleza da mulher madura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails