Nossa classificação ecológica na cadeia alimentar é a de consumidores, uma vez que não realizamos a fotossíntese. Porém, entre os consumidores não somos classificados facilmente, uma vez que não nos encaixamos exclusivamente numa categoria, por sermos onívoros. O onivorismo pode ser interpretado como um poder, mas, paradoxalmente, ele pode se constituir numa fragilidade.
Ser onívoro significa ter a capacidade para utilizar uma dieta vegetariana ou carnívora, ampliando as possibilidades de sobrevivência. Sob esta perspectiva, o onivorismo pode ser interpretado como uma vantagem, mas, por outro lado, as espécies onívoras não conseguem explorar de um único tipo de alimento todo seu potencial e acabam necessitando manter uma dieta diversificada para suprir todas as suas necessidades.
Nós somos onívoros de modo que nosso tubo digestivo não é adequado nem para uma dieta exclusivamente vegetariana, muito menos carnívora. O personagem Monk de uma série da TV americana costuma se referir à sua alta capacidade de perceber detalhes como um Dom e uma Maldição. Podemos aplicar esse conceito à nossa condição onívora, ou seja, ela é um dom e também uma maldição.
Dessa forma, uma Dieta Ecológica deve se pautar pela diversificação e não pela simplificação. Há anos já trabalhava com a tese de que necessitamos manter uma alimentação nutritivamente rica em termos de vitaminas, proteínas e fibras e um pouco mais pobre em termos de açúcares e gorduras, não nos preocupando demais com a quantidade de calorias ingeridas diariamente.
Essa tese propõe que ao nutrirmos nosso corpo ele naturalmente entra numa condição de equilíbrio, capaz de eliminar a fome fisiológica e nos levar a consumir as calorias necessárias às nossas atividades diárias.
Nesse sentido, é possível utilizar suplementos alimentares em substituição a uma das refeições diárias. Porém, deve-se ter o cuidado em escolher suplementos ricos em proteínas, mas que tenham explicitado no rótulo: "proteína ISOLADA de soja", caso contrário produzem enjoos e podem descalcificar os ossos.
Além disso, o uso diário deste tipo de suplemento não pode ser feito por longos períodos de tempo. Uma sugestão para a reeducação alimentar é utilizá-los como substitutos de 2 refeições semanais e incrementar a dieta com legumes e frutas.
O fato de utilizar alimentos integrais também ajuda a não sentir fome entre as refeições, mas é preciso controlar a vontade de repetir o prato, servindo-se apenas uma vez e eliminar alguns tipos de alimentos como doces, mesmo que ocasionalmente.
Desse modo o passo nove é: manter uma dieta diversificada e não utilizar nenhum tipo de alimento ou suplemento que homogenize ou empobreça a variabilidade do cardápio, de forma ininterrupta ou continuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário