
Tempo livre é o pânico da mente capitalista, por simplesmente significar estar consigo. A ansiedade que modula as ondas mentais deste século me fustiga. A ânsia do fazer, do estar sempre cumprindo alguma tarefa. Esta é a raiz do não contemplar. Enquanto as massas humanas labutam para ludibriar a ânsia do fazer – acreditando que estão lutando pela sobrevivência – a vida em seu livre movimento não se desvia do seu fluxo em direção à eternidade, imperturbável na cosmogonia do ser.
O tempo livre foi substituído pelos compromissos – inúmeras rotinas que engessam os dias. Pergunto-me: haverá vida além das culpas e recriminações? Por mais que pareça que não, além da existência dedicada à superfluidade de infinitos fazeres deve haver um espaço de contemplação: da ordem do cosmos, das vozes celestiais, da harmonia vital da natureza, do grande vazio que preenche a abóboda do céu.
O começo: parar e observar e não se deixar se levar pela pressa. Reservar bocados do dia para o nada fazer, à percepção do silêncio. Isto é um bom começo.
Nota final: os dias não estão mais curtos do que na idade média, foram os homens que os entulharam de fazeres. Encurtou-se o tempo percepcional aquém das 24 quatro horas, que não mais são suficientes para a satisfação dos dispositivos de coerção online. (Para se certificar, consulte o relógio ao lado.)
Quem diria não é?
ResponderExcluirO homem que inventou e reinventou a fim de sedentarizar-se.
Ter tempo pra si.
Criou um mundo caótico onde ele se tornou vítima do seu próprio tempo.
Economizou tempo no almoço, criou os fast foods.
E para economizar mais tempo saiu do drive in dirigindo, comendo e falando ao celular.
Estressou-se em engarrafamentos porque era perca de tempo.
E economizou tanto tempo pra quê?
Onde foi parar esse tempo?
Este ser humano, quer tanto ocupar o seu tempo, que acha o fato de estar sozinho, solidão.
Por fim...
Compre uma agenda que tenha duas páginas para cada dia. Marque duplos compromissos e deixe encaixe de horários. Não more longe de centros urbanos! Ficar sozinho pode ser um sério risco para saúde desse humanóides.
Saudações...
Assisti esse domingo um debate sobre o tema. Mais um Café Filosófico da TV cultura.
Foi bom poder utilizar meus pensamentos neste comentário antes que minhas idéias sobre, se dissolvessem.
Até mais.
Obrigado linda Heloize, pelos seus comentários! Desconfio que o ser iluminado tomou corpo de mulher no Tocantins.
ResponderExcluir