O pai do piano moderno certamente foi o piano-forte, que ao contrário do que se pensa, não é o mesmo instrumento atual porque não conta com várias melhorias incorporadas desde o final do século XVIII. O som produzido está intermediariamente situado entre o cravo e o piano, como poderá ser comprovado pela audição do MP3 no final do texto.
Pascal Taskin (1,723-1793) nasceu em Theux, na província de Liege. Chegado a Paris, entra no atelier de François-Etienne Blanchet, fabricante de cravos da rue de La Verrerie, filho e neto de fabricantes, e que, como seu pai, ostentava o título de fabricante de cravos do Rei.
Taskin foi, sem dúvida alguma, com Blanchet, um dos melhores mestres do gênero em Paris. Tornado mestre logo após a morte deste último, em 27 de abril de 1766, Taskin casa com a viúva, assume a direção do atelier da rue de la Verrerie e, como Blanchet, se incumbe da conservação dos instrumentos da Chambre du Roi.
![]() |
Pascal Taskin |
Mas a aparição do piano-forte, vindo da Inglaterra, vai torná-lo um dos primeiros fabricantes parisienses. Depois de ter construido um primeiro piano por volta de 1776, embora outros, como Mercken o tenham precedido, Taskin sem dúvida foi o primeiro fabricante parisiense a realizar pianos em forma de cravo, como eram então chamados na época os pianos de cauda.
Quando do inventário de seus ateliers, após sua morte, verificou-se que Taskin tinha em construção tantos piano-forte quanto cravos: 6 piano-forte, dos quais três de cauda e seis cravos.
Taskin deve certamente ter construido bom número de instrumentos no espaço de 17 anos, embora atualmente apenas 3 instrumentos por ele assinados sejam conhecidos:
- o piano-forte do Museu do Conservatório de Paris, 1789;
- o piano-forte do Museu de Berlim, 1791:
- o piano-forte do Palácio de Versalhes, 1789-90.
O piano forte ouvido neste disco, como sucessor do cravo e antecedente ao piano moderno, possui uma sonoridade localizada entre os dois instrumentos. Apesar do seu sistema já ostentar martelinhos percutindo as cordas, não havia o uso de feltros recobrindo-os, e os fabricantes da época se valiam de coro macio. Dessa forma, não tendo a espessura dos martelos atuais e nem a vigorosa profusão e robustez das cordas encontráveis no piano atual, o som resultante atende muito menos aos nossos apelos auditivos por volume sonoro.
Ademais, ainda não se tinha desenvolvido nos primeiros piano-fortes o mecanismo de “isolamento” entre a o sistema de acionamento da tecla e aquele acionador do martelo propriamente dito. Os instrumentos daqueles tempos não possuíam o retorno instantâneo do martelo, tão logo a tecla fosse liberada, podendo causar dessa maneira, o efeito indesejável de batidas duplas nas execuções mais exigentemente velozes, além de diminuir sobremaneira a capacidade do mecanismo de responder adequadamente à execução em velocidade, de qualquer modo.
A pianista Brigitte Haudebourg nasceu em Paris em 5 de dezembro de 942. Desde os quato anos de idade começa a estudar piano sob a orientação de Marguerite Long e de Jean Doyen. Empreende em seguida o estudo de harmonia e depois, com Robert Vyron-Lacroix, o do cravo.
Ingressando no conservatório naciona superior de música de Pars, na classe de Marcelle de Lacour, faz ao mesmo tempo estudos musicais e universitários.
Primeiro prêmio de cravo em 1963, compote com êxito no concurso de cravista-solista-concertista na ORTF em 1964, depois no Terceiro Ciclo de Aperfeiçoamento do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, obtendo uma Medalha de Ouro no Concurs Internaiconal Viotti em 1968. Participou de numerosas transmissões de rádio e televisão e deu grande númer de concertos na França e exterior.
Sonata nº 2 em si bemol maior opus XIV de Johann Schobert, executada no piano-forte fabricado por Pascal Taskin no ano de 1789-90. A presente gravação foi realizada no piano-forte que se encontra no Palácio de Versalhes. No curso do ano de 1971 este piano-forte foi restaurado por Claude Marcier-Ythier, com a colaboração de Johannes Carda.
DOWNLOAD DO ARQUIVO EM MP3 do movimento allegro assai.
Por: Isaias Malta
bela matéria, muito bacana saber sobre este braço do desenvolvimento do piano. adorei a i´deia de poder ouvir o som do instrumento, porém o arquivo de audio do link parece estar errado.
ResponderExcluirObrigado pela observação Alexandre, o link estava realmente errado. Já o consertei. ;)
ResponderExcluir