17 novembro, 2007

Gwendolyn Mok invejando o quarteto de cordas

Qual seria o motivo da inveja de uma pianista ouvindo um quarteto de cordas? Gwendolyn critica as melhorias do piano moderno tais como o mecanismo de duplo escape e as cordas cruzadas, como sendo privilegiadores do virtuosismo e da potência sonora em detrimento da pureza tonal, já que cada corda não pode ser ouvida em toda a sua extensão.

Thad: De um ponto de vista diferente, suponho que você obtém mais harmônicos ressonantes do que atenuações tonais. Isto também é produzido pela tábua harmônica sobre a qual estão montadas as cordas cruzadas, numa complexidade tai normal para nós, ao ponto de termos desenvolvido uma estética assentada nisso, ainda mais porque todos os pianos têm corda cruzadas atualmente. Penso que foi a Steinway que criou o divisor de águas, colocando a caixa do Chickering junto com a estrutura de cordas cruzadas, assim o piano realmente ganhou força.

Gwendolyn: “Voluminizaram-no!”
Thad: Não é algo que se possa dizer que tenha sido mal, mas de qualquer maneira isso se tornou o padrão.

Gwendelyn: Você sacrifica algo pelo volume. Acho que uma das coisas que temos pouca chance de discutir é sobre a idéia da mistura dos sons. O interessante é que quando uma única corda é percutida, isto permite que você a ouça ao longo de toda a sua extensão. Quando o som começa a decair, acentua-se a mistura dos sons harmônicos, permitindo a preparação e o ajuste de como a próxima nota será tocada.

Thad: Não e o mesmo que acontece num Steinway ou num Bechstein?

Gwendolyn: É muito mais difícil de ouvir isto neles, porque você já não tem a pureza daquela corda única. O mecanismo de duplo escape foi uma das mais importantes invenções introduzidas à princípio nos Erards. Antes que o martelo caia para a sua posição original de repouso, ela fica suspenso de uma maneira que você possa re-percutir uma corda sem bater forte. Assim, você tem uma invenção que resolveu dois problemas, um deles para os compositores que como Liszt poderam escrever música tipicamente virtuosística, porém também resultou num óbice na área da flexibilidade e nuance tonal.

Thad: O mecanismo de duplo escape permite que você repita notas rapidamente e isso deu a Lizst luz verde para escrever um monte de notas, porém de forma mais sutil onde a igualdade é importante. Tenho que acreditar sobre a sua segunda observação, que isso te deu um controle de dinâmica antes impossível, criando um apelo e uma estética aplicadas à criação e à audição que se consolidaram como um divisor de águas.

Gwendolyn: Meu pai era um violinista amador e também tocava viola e sempre senti muita inveja quando ele se apresentava conjuntamente com o quarteto de cordas, principalmente porque eles podiam arrancar muito mais expressão das cordas.

Thad: Você fala em mistura, que é uma maravilhosa expressão, assim como tudo que ela implica, porque você pode ouvir o que ninguém consegue. Eu penso que sei do que você está falando, embora eu tenha certeza que os meus ouvidos não são tão finamente afinados como os seus.

Gwendolyn: Não acho que tivemos realmente a oportunidade de explorar outras possibilidades até recentemente. Antigamente, penso que as técnicas de restauração eram orientadas mais para a manutenção do instrumento. Porém agora pessoas como Fritz Janmaat têm desenvolvido técnicas engenhosas para trazer estes instrumentos não somente de volta a vida, mas a sua restauração é para resgatar as condições originais. Por exemplo, ele não mudou a cola da tábua harmônica do instrumento. Ele criou uma incrível e impressionante máquina que, com o tempo e lentamente, vai moldando a placa de volta à sua forma original, preservando assim toda a cola original.

...PARTE ANTERIOR

PRÓXIMA PARTE...

palavras-chave: violino, piano, restauração, quarteto de cordas, bechstein, steinway, virtuosismo, volume

Referências
Título: Gwendolyn Mok invejando o quarteto de cordas
Capítulo: Thad Carhart entrevista Gwenlolyn Mok-3
Fonte: http://www.gwendolynmok.com/interviews.html
Tradução: Isaias Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails