15 outubro, 2007

Piano, maneira de aprender a vida inteira

O início da aprendizagem de piano para os adultos apresenta dificuldades adicionais que não são grandes para as crianças. No entanto, segundo a concepção de que viver é aprender, continuar aprendendo a vida inteira é a única maneira de reciclar permanentemente o presente

Depoimento da Gladis
"O que é que eu estou fazendo aqui? Por que eu me meto em tantas encrencas? "
Estas são perguntas que me assaltam sempre que estou sentada, esperando a minha vez de tocar nas audições de piano.
Minha professora é muito ativa e sempre encontra ou cria oportunidades para nos apresentarmos em público. Aliada com outras duas professoras de Bento Gonçalves (RS), que também são filiadas ao Instituto Verdi, organiza, a cada semestre, uma audição na Casa das Artes para alunos das escolas públicas da cidade. E lá vou eu dizendo sim, posso me apresentar, se for no horário “xis” do dia “ypsilon”. Daí toca ensaiar uma peça, além de todos os exercícios do programa de estudos.

Em geral, tocamos uma peça “inédita” estudada no semestre anterior que precisa apenas ser incrementada com um pedal ou aperfeiçoada ganhando fluidez e mais andamento.
Quando chega o dia lá vamos nós para a sala com o piano, um pouco antes para ensaiar a peça antes da chegada do público. Isto é um dilema porque se chegamos muito cedo parece que o nervosismo aumenta mas se chegamos mais tarde a disputa pelo piano com as crianças pode ser feroz, pois elas são capazes de repassar diversas vezes sem cansar. Assim, tenho que estar atenta e antes que elas recomecem pegá-las pelos ombros e dizer: Agora é a minha vez (a vez da titia)!

E lá começo a teclar naquele piano duro, cujo som se escuta com dificuldades sem diferenciar os pianos e os fortes. O piano da Casa das Artes é assim, quem está mais longe escuta bem mas que está tocando mal ouve, as teclas são pesadas, além disso a sala fica lotada... e eu lá metida. Nestas ocasiões antes de sair de casa tomo uma cápsula de maracujá, mesmo assim tenho que fazer um exercício metal para me controlar. No ensaio geralmente erro bastante por estranhar o piano, mas durante a apresentação acabo tocando um pouco mais calma ou conformada, não sei ao certo, só sei dizer que ao finalizar e agradecer aos aplausos sempre penso: Ainda bem que eu vim!

Depoimento do Isaias
Imaginem dois estudantes temporões se apresentarem em público. Agora imaginem que eles sejam marido e mulher! Numa fase do casamento em que a maioria dos casais estão dando tudo para se livrar do outro, voltamos a infância e expomos nossas tremedeiras na frente da platéia. Isto só pode ser sinal dos tempos em que o conceito antigo de cérebro pronto e acabado foi substituído por outro que concebe a aprendizagem como processo para a vida inteira.

Nós nos permitimos contar as nossas experiências de estudantes iniciantes de piano porque percebemos que, ou o assunto é reservado aos grandes intérpretes excepcionais, ou os mortais não têm direito a ele, julgando-se pouco merecedores de tentar uma atividade tão espinhosa para quem não inicia os estudos desde pequenos. Julgamos que a música é maior do que a vocação e a virtuosidade, porque sendo ela presente dos Deuses, qualquer ser humano tem o direito de usufruí-la de todas as maneiras possíveis.
Então nos consideramos pioneiros numa faixa etária que as pessoas desistem definitivamente da infância e nos consideramos corajosos suficientemente para enfrentar o desafio gigantesco de aprender um instrumento musical. E a volta à infância não é apenas uma figura de linguagem, porque nos sentamos com os pequeninhos nas apresentações públicas que a nossa professora organiza, compartilhando com eles as aflições e nervosismos do enfrentamento da platéia.

Certamente que conclamamos outros adultos a ousarem conosco, para que enfrentem dilemas há muito esquecidos, para que parem de repetir o pensamento mais idiota que existe: “Ah, isso foi no meu tempo!”. Quem está fora do seu tempo, esta fora da vida e quem está fora da vida, deve estar morto.

Por :Gladis Franck da Cunha e Isaias Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails