A necessidade da percepção se restringir a alguns aspectos das infinitas informações que entram pelas portas dos sentidos, sugere a existência de filtros temáticos que vão delimitar o mundo ao interesse mais urgente.
A filtragem dos estímulos nos proporciona um dos mais intrincados exemplos de especialização da natureza, mas essencialmente cada espécie através deste processo modela sua percepção do mundo exterior conforme suas necessidades básicas. Assim, cada espécie possui seu próprio Umwelt(1), que é esta peculiar combinação de visão, cheiro, som e outras impressões sensoriais pelas quais identifica cuidadosamente seu caminho através do mundo.
Em um capítulo específico sobre a filtragem do mundo, serão discutidos os aspectos biológicos dos filtros, abordando a relação do homem com seu ambiente. Como qualquer outra espécie animal, ele não está aberto a todo tipo de percepções e tem seu próprio Umwelt que não é muito menos restritivo e nem menos adaptável do que para a grande maioria dos outros animais.
A compreensão dos filtros demanda, também, uma discussão sobre assimilação e acomodação, pois nossa sobrevivência depende tanto da filtragem do mundo, que é um processo ativo e seletivo de assimilação, quanto dos processos subseqüentes de acomodação. Embora a forma como leio o mundo esteja impregnada pela bióloga que sou, recorro à biologia não no intuito de explicar fenômenos, mas para discutir, exemplificar e compreender melhor certos aspectos fundamentais da teoria piagetiana, confrontando seus conceitos sobre biologia do conhecimento com as descobertas mais recentes neste campo.
Especialmente em relação aos temas tratados pela genética, priorizo os artigos destinados à divulgação científica para público não especializado. Além disso, utilizo, por vezes, falas de estudantes do 1º Grau, com idades entre 10 e 14 anos, com quem trabalhei com jogos de representação, baseados nas brincadeiras de faz-de-conta, entre 1997 e 1998.
Referência e nota:
[1] Umwelt é uma palavra alemã que significa, aproximadamente, "o mundo que está ao meu redor".
Keyords: filtro, cognitivo, umwelt, biologia
Fonte da Ilustração e informações sobre o filme: Cinema com rapadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário