
A porcentagem de germinação informa a quantidade de sementes que irão germinar. No processo de semeadura é importante saber quantas sementes, em cada 100, germinarão se forem dadas as condições apropriadas de água, oxigênio, temperatura e luz.
Este experimento é relativamente fácil, pois as sementes, geralmente, podem germinar em papel filtro umedecido sobre uma placa de petri. Com esta metodologia você irá aprender como medir a porcentagem de germinação de várias sementes. Irá, também, verificar se a porcentagem de germinação corresponde à informação inicial contida no pacote.
Objetivo Geral:
- Através da realização de práticas são incentivadas as vivências solidárias, participativas e cooperativas, que proporcionam condições para o desenvolvimento de indivíduos responsáveis e capazes de respeitar o conhecimento produzido pelos outros.
- Determinar a porcentagem de germinação de diversos tipos de sementes.
Materiais:
- Placas plásticas de petri ou potes de plástico transparente do tipo usado para doces (Figura 12)
- Papel filtro em círculos do tamanho da placa de petri ou do fundo do pote.
- Água
- Embalagens de vários tipos de sementes de flores e vegetais
- Pinça
Procedimentos:
1) Coloque o papel filtro circular sobre cada placa de petri e sature o mesmo com água. A saturação do papel é obtida quando ele fica totalmente úmido, sem partes secas, ou excesso de água.
2) Para cada tipo de vegetal, coloque 20 sementes sobre o papel filtro na placa de petri. Use a pinça para as sementes pequenas. Para sementes grandes você poderá necessitar 2 ou 3 placas de petri para dispor as 20 sementes. Feche cada uma das placas após a adição de todas as sementes. Caso esteja utilizando o pote, coloque as sementes entre o papel toalha umedecido e a parede do pote. Utilize o filme plástico para vedar (Figura abaixo)
![]() |
De Diversae A- Placa de Petri; B- pote transparente com sementes colocadas entre o papel e a parede do pote |
4) Se possível coloque as placas ou potes em um ambiente aquecido a uma temperatura em torno de 25 ºC.
5) Verifique todos os dias se o papel filtro continua saturado, caso contrário coloque um pouco de água de maneira a saturá-lo novamente.
6) A cada dia conte o número de sementes germinadas. Considere uma semente germinada quando a radícula emergiu aproximadamente 1 cm a partir da semente.
7) Retire as sementes germinadas e anote o número observado em cada contagem.
8) Pare o experimento quando não houver mais sementes germinadas por 4 dias consecutivos.
9) Multiplique o número de sementes germinadas por 5, pois você iniciou com 20 sementes. Se todas as 20 sementes germinarem, a porcentagem de germinação é igual a 100%, ou seja, 20 x 5.
10) Faça o gráfico da germinação pelo tempo em dias. A contagem da quantidade de sementes germinadas deverá ser cumulativa, ou seja, se no primeiro dia germinaram três e no segundo dia de contagem havia mais duas sementes germinadas o valor para o segundo dia será 5 e assim, sucessivamente.
Resultados esperados: A porcentagem de germinação será freqüentemente mais baixa do que a escrita na embalagem e geralmente será diferente entre os diversos tipos de sementes. Por quê?
Questões desafiadoras: Através de novos experimentos responda as questões abaixo.
1) Como a temperatura de armazenamento afeta a porcentagem de germinação? Experimente armazenar lotes de sementes em embalagens plásticas completamente vedadas em diferentes condições de temperatura como a ambiente (~21ºC); a refrigerada (~ 4ºC, no refrigerador) e a congelada (~-18ºC, no freezer). Após dois meses de armazenamento nestas condições, determine a porcentagem de germinação, utilizando todos os procedimentos já descritos nesta prática.2) A temperatura afeta a porcentagem de germinação? Coloque as placas de petri para germinarem a temperatura ambiente, no refrigerador e no freezer.
3) A adição de fertilizante aumenta a porcentagem de germinação? Adicione uma solução fertilizante (Solução de Hoagland modificada) ao invés de água ao papel filtro na placa de petri. 4)
Referência:
DORNELES, Liane T. & CUNHA, Gladis F. BIOLOGIA VEGETAL: manual de práticas escolares, Caxias do Sul, EDUCS, 2005.
Mais detalhes sobre o livro: Ele foi elaborado com o objetivo de instrumentalizar os professores para utilização de atividades práticas, que contribuam para a construção do conhecimento e tornem o ensino de ciências mais construtivo e agradável. Partindo do princípio que a educação em ciências não pode se resumir ao recebimento de informações acabadas, ele apresenta atividades que possibilitam a descoberta pessoal.
As metodologias sugeridas nele empregam um conjunto de estratégias para produção do conhecimento, que levam em conta a teoria e a prática necessárias ao desenvolvimento mental do ser humano e desenvolvem algumas habilidades ou capacidades especiais tais como: observação, organização, descrição, investigação, busca de informações e análise crítica.
Fonte da primeira ilustração: Portal Objetivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário