21 outubro, 2007

Desenvolvendo a atenção ao comer

por

Comer devagar dá tempo ao cérebro para processar os impulsos de saciedade, ao contrário, comer sofregamente pode significar a ingestão exagerada de calorias, porque o alarme da satisfação chegará tarde demais.


Já ressaltei o quanto comer sem culpa é fundamental! Quando eu passei a utilizar os produtos integrais também tive que modificar os hábitos alimentares, pois este tipo de alimento necessita ser mais mastigado antes de ser engolido. Com isso, a velocidade das refeições aumentou e os sensores do estômago puderam enviar os sinais de “satisfação” ao cérebro antes que estivesse muito cheio. Conseqüentemente, o tamanho do estômago foi se reduzindo às dimensões ideais ao meu corpo.
Quando enchemos muito o estômago, ele envia sinais “dolorosos” ao cérebro e tais sinais geram uma espécie de culpa fisiológica, que por sua vez contribui para a perigosíssima culpa psicológica. Para não cairmos neste círculo vicioso, nós precisamos dar o tempo certo ao estômago e este será nosso passo cinco, que envolve o comer com atenção total.

PASSO CINCO: Comendo com atenção total! Precisamos desenvolver nossa concentração em tudo, sempre são malfeitas coisas diferentes, se elas forem realizadas simultaneamente. Quando comemos ao mesmo tempo em que estamos absortos em outras atividades, nós comemos demais alimentos muito calóricos e com baixo valor nutritivo. Esta é uma das principais causas da obesidade! Portanto, se queremos o equilíbrio ecológico do nosso ecossistema corpo, nós deveremos comer com total atenção, mastigando devagar e saboreando os alimentos. Com esta técnica, mesmo quando devemos comer alimentos muito calóricos como doces e salgados em alguma festa, não comeremos em demasia, mantendo a dieta ecológica.

Não nos furtarmos de comer em festas é essencial para não gerarmos uma frustração que poderá desencadear uma excessiva fome psicológica em situações de ansiedade. Além disso, quando sentimos muita vontade de comer doce, o ideal é atender essa necessidade, porém, nós devemos nos concentrar, mastigando devagar e saboreando os alimentos, assim nosso corpo nos “avisará” quando estiver satisfeito e não comeremos além da medida.
Concluindo: quando estamos assistindo coisas que nos interessam na televisão, no cinema, num jogo ou outro evento qualquer, não devemos comer. Nestas situações podemos, no máximo, tomar água sem gás. Podemos comer nos intervalos ou antes destes momentos, nunca durante. Somente assim o ato de comer adquirirá sua medida certa, nosso estômago diminuirá e nos sentiremos mais satisfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails